Jardins Sustentáveis: Como a Madeira Plástica e Madeira WPC Valoriza Ambientes Externos e Preserva o Meio Ambiente
A versatilidade das peças que são usadas na construção de espaços externos, atrai atenção dos arquitetos e ganha destaque no cenário sustentável
Hoje é possível construir seu próximo projeto com madeira que nunca se deteriorará, rachará, empenará ou precisará de acabamento? A madeira plástica é a última palavra em termos de inovação em design e sustentabilidade, e vem se tornando cada vez mais popular em inúmeros tipos de aplicações.
A madeira plástica (ou madeira ecológica) consiste em um material resultante do processamento de lixo reciclável que imita a aparência da madeira natural. Trata-se de uma solução sustentável utilizada para diversas finalidades como revestimentos, estruturas para áreas externas e confecção de móveis.
É muito comum encontrar a madeira plástica para deck, mas o material também está cada vez mais presente em mobiliário, fachadas, pergolados entre outras aplicações muito interessantes. Além disso, o seu processo de produção é completamente sustentável e retira da natureza uma grande quantidade de lixo e evita o desmatamento de milhares de árvores, devolvendo ao mercado um produto resistente, prático e ecologicamente correto.
No lugar da madeira tradicional, a madeira plástica reciclada também é uma maneira muito eficaz de tornar os projetos de construção ecologicamente corretos. A madeira plástica refere-se a produtos semelhantes a madeira feitos de plástico recuperado, que pode ou não ser misturado com outros materiais – como enchimentos de madeira e outras fibras recicladas.
Dependendo do tipo de plástico com o que a madeira plástica é produzida, este material pode ser usado para uma variedade de projetos de construção da mesma maneira que a madeira natural. Perfuração, aplainamento, lixamento; tudo pode ser realizado também no material plástico quanto com a madeira.
Os fixadores de madeira, como pregos e parafusos, podem até mesmo conseguir uma melhor fixação na madeira plástica do que na madeira comum. Além disso, muitos tipos de madeira plástica já vêm com encaixes e peças específicas que facilitam o seu uso e fixação, tornando o trabalho com este material ainda mais prático do que a madeira tradicional.
Jardins, decks ou mesmo peças prontas, são opções práticas para valorizar ambientes externos e com qualidade. 8 dicas para quem não conhece o material e porque investir na sustentabilidade em sua casa.
Sustentabilidade: Um dos maiores benefícios do uso de madeira plástica reciclada é o fato de ser uma abordagem ecológica eficaz. O plástico pode levar até 500 anos para se decompor, o que significa que pode ficar em nossos oceanos e cinturões verdes, causando danos ao meio ambiente e à vida selvagem ao redor. Ao retirar os plásticos dos aterros, você ajuda o meio ambiente!
Durabilidade: O fato de este material ser resistente à água, resistente a produtos químicos e não poroso o torna muito durável. Também é resistente a insetos e graffiti, o que o torna muito bom para o sistema de vedação. Além disso, não racha ou lasca, o que o torna bom para equipamentos de playground, pois não pode lascar nas mãos ou nos pés. A durabilidade também é necessária para cercas plásticas de polietileno de alta densidade.
Sem manutenção: Aqueles que tiveram a experiência de manutenção de deck de madeira ao longo dos anos sabem como isso pode ser desafiador, caro e frustrante às vezes. Com madeira plástica reciclada, no entanto, não há absolutamente nenhuma manutenção necessária. Além disso, vem pré-colorido, portanto não requer pintura, verniz ou coloração.
Resistente à umidade: Sabe-se que os pisos de madeira são sensíveis à água e à umidade. A imersão em água a longo prazo pode fazer com que os pisos de madeira apodreçam, inchem e deformem. A este respeito, os pisos de madeira plástica resolvem fundamentalmente essa deficiência dos pisos de madeira, uma vez que são produzidos com material impermeável e à prova de umidade. O desempenho é notável, então o piso de madeira plástica pode ser usado em ambientes onde o piso de madeira tradicional não pode ser usado.
Resistente a pragas: O piso de madeira natural será picado por insetos ou cupins, enquanto o piso de madeira plástica pode efetivamente prevenir pragas e formigas, de modo que a vida útil será relativamente maior do que o piso de madeira tradicional.
Versatilidade: Devido aos vários estilos e cores do piso de madeira plástica, é adequado para vários estilos de decoração, pode realizar modelagem personalizada e refletir design personalizado, e sua plasticidade é muito mais forte do que o piso de madeira comum.
Praticidade na instalação: A madeira plástica é um material um pouco mais leve, que facilita o manuseio, transporte e instalação das peças. O contato com o material é seguro, já que ele não solta farpas como acontece com a madeira natural.
Outra vantagem é a facilidade para fazer o encaixe, o que traz rapidez para a obra. Vale lembrar que, assim como a madeira natural, a madeira plástica também pode ser serrada, pregada ou parafusada.
Adaptabilidade: A beleza da nossa madeira de plástico é que, tal como a madeira normal, é um material totalmente adaptável, o que significa que pode ser feito totalmente à medida! Ele pode ser cortado e perfurado para atender às suas necessidades específicas (Personalização).