Biólogo Caio Fernandes

Biólogo Caio Fernandes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Guarulhos e Pós Graduação em Gestão Ambiental pelo IFPR (Instituto Federal do Paraná). Foi biólogo responsável da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Paranaguá no combate efetivo a Dengue. Desenvolveu diversos licenciamentos ambientais enquanto diretor de Meio Ambiente na Secretaria de Recursos Naturais da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná .

Enriqueceu seus conhecimentos como Técnico em Educação Ambiental na Associação MarBrasil , que desenvolve projetos de conservação e preservação de ambientes marinhos e costeiros, o projeto em destaque é o Programa REBIMAR (Programa De Recuperação da Biodiversidade Marinha) que tem como carro chefe a implantação de recifes artificiais como ferramenta para restabelecer os recursos pesqueiros e a biodiversidade marinha do litoral do Paraná.

Atualmente desenvolve consultoria ambiental, capacitação profissional e palestras pela Território Animal onde foi condecorado como TOP2 no Prêmio TOPBLOG nos anos de 2010 e 2013 e TOP1 em 2015 na Categoria Sustentabilidade decidido pelo Júri Acadêmico e Profissionais da Área de Meio Ambiente do Brasil, além de finalista do Prêmio ODS BRASIL em empreendedorismo ambiental no Congresso SESI ODS nos anos de 2016 a 2019. 

Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Educação Ambiental. Desenvolveu projetos de Educação Ambiental em Instituições de Ensino no Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” em Sorocaba, e no Sítio Reino Animal onde atuou como coordenador e biólogo responsável.

Trabalhou como Monitor de Educação Ambiental em Acampamentos, Hotéis e Exposições pelo país.

Lecionou como palestrante em diversos estágios de atualização profissional do Batalhão do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo realizada pela CIPN 1° BPAmb no Instituto Florestal em São Paulo.

É colunista ambiental do Jornal JB Litoral multi-plataforma digital e jornal de circulação estadual do Paraná, onde desenvolve o Projeto JB Ambiental  que sensibiliza semanalmente,  com informações acerca de formas de desenvolvimento sustentável para as sete cidades litorâneas. Isto inclui notícias sobre o meio ambiente, sócio-economia, saúde, bem estar, educação de qualidade e inclusão social, promovendo ações voltadas para a responsabilidade social e sustentabilidade, além da necessidade de alertar o litoral do Paraná sobre algumas espécies, da biodiversidade da região, ameaçadas de extinção.