Iguá Anuncia os Projetos Selecionados em 2022

Iguá Anuncia os Projetos Selecionados em 2022

Focados em cultura, esportes e geração de renda, seis projetos foram selecionados e devem beneficiar mais de 18 mil pessoas, em seis cidades brasileiras

Nesta terça-feira (10/01), a Iguá Saneamento apresentou os trabalhos selecionados da 2ª edição do Edital Iguá de Projetos Socioambientais. O edital, que foi lançado no mês de agosto de 2022, recebeu 51 inscrições das quais seis foram contempladas.

“Colocar em prática ações que contribuem para um futuro sustentável e com mais igualdade também faz parte da missão da Iguá Saneamento”, afirma o COO da companhia, Péricles Weber.

Enquadrados nas leis federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte, os projetos selecionados têm foco em temas que contribuem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), oferecendo desenvolvimento econômico às regiões em situação de vulnerabilidade. As iniciativas serão experimentadas em seis cidades onde a Iguá atua: Mirassol (SP), Paranaguá (PR), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro, Paty do Alferes, e Miguel Pereira – no estado do Rio de Janeiro.

Confira, abaixo, os projetos selecionados, os municípios beneficiados e a estimativa de pessoas atendidas:

  • Ciência divertida
    A iniciativa abriga diversas peças teatrais educacionais com o objetivo de ampliar o conhecimento de seus espectadores sobre temas da atualidade como o correto uso da água, sustentabilidade, reciclagem e outros. Interativos, os espetáculos estimulam a participação dos alunos durante as apresentações.
    Proponente: Brasil Entretenimento Infantil Representação Ltda.
    Cidades: Cuiabá (MT), Mirassol (SP) e Paranaguá (PR).
    Público estimado: 10 mil alunos e professores de escolas públicas.
  • Livros nas praças
    Uma biblioteca itinerante dentro de um ônibus adaptado é a ideia deste projeto que conta com um acervo de mais de 2 mil títulos. Gratuito, o ônibus deverá circular, durante um mês, pelas escolas e comunidades no estado do Rio de Janeiro que não possuem bibliotecas. Além do empréstimo de livros, serão feitas rodas de leitura, apresentações de teatro literário e contação de histórias.
    Proponente: Korporativa Marketing Cultural, Social e Ambiental
    Cidades: Paty do Alferes (RJ), Miguel Pereira (RJ) e Rio de Janeiro, nos bairros de Anil, Curicica, Rio das Pedras, Taquara e Jacarepaguá.
    Público estimado: 3.500 pessoas, entre crianças, adultos e idosos.
  • Monet à beira d´água
    Utilizando arte, cultura e experiências multissensoriais, o projeto levará a obra do artista Claude Monet aos alunos de escolas e professores da rede pública. A iniciativa oferece também acesso à plataforma de formação continuada, abordando temas transversais, de forma didática, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas áreas de aplicação.
    Cidades: Cuiabá (MT) e Paranaguá (PR).
    Público estimado: 4 mil alunos e professores de escolas públicas.
  • Jovens campeões
    Focado em preencher o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto utiliza o futebol como ferramenta para promover a inclusão e o desenvolvimento educacional e pessoal. Além das atividades esportivas, a iniciativa oferece aulas de reforço escolar, atividades socioculturais, passeios em pontos turísticos, monitoramento educacional por meio da frequência e rendimento escolar.
    Cidade: Rio de Janeiro (RJ).
    Público estimado: 100 crianças e adolescentes, de ambos os sexos.
  • Reação faixa preta e educação
    Oferece o ensino e a prática de judô no Instituto Reação, em Cuiabá, que dissemina a prática esportiva inclusiva, com oficinas de educação, utilizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento humano, cognitivo além da promoção da saúde.
    Cidade: Cuiabá (MT).
    Público estimado: 400 crianças e adolescentes da região.
  • Futsal Top
    Promove o ensino e a prática do futebol de salão a crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social.
    Cidade: Paranaguá (PR).
    Público estimado: 90 crianças e adolescentes da região.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *