EMPREENDEDORISMO SOCIAL | Mapeamento Nacional de Negócios de Impacto Abre Inscrições para Empreendedores

EMPREENDEDORISMO SOCIAL | Mapeamento Nacional de Negócios de Impacto Abre Inscrições para Empreendedores

Com as inscrições abertas até 30 de junho, o 4º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental é o principal levantamento do ecossistema nacional de empreendedorismo de impacto. Para além da pesquisa – construída a partir de uma base de dados sólida sobre as empresas e startups que atuam em setores estruturantes -, a inscrição confere aos participantes a chance de integrar uma vitrine importante acessada por investidores, institutos e outros players, gerando oportunidades para os empreendedores.

O principal levantamento brasileiro do ecossistema de negócios de impacto está com as inscrições abertas. O 4º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental está em busca de empreendedores de todo o Brasil, que estão à frente de soluções que resolvem problemas sociais em setores estruturantes como saúde, educação, mobilidade urbana, habitação, cidadania, clima, gestão de resíduos, energia, água, floresta, entre outros. A edição 2023 do mapeamento – considerado o censo do ecossistema de impacto – está aceitando cadastros via plataforma da Base de Impacto até 30 de junho; o cadastramento pode ser feito no site www.pipe.social.

Conduzido a cada dois anos pela Pipe.Social, o 4º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental  conta com a parceria do Quintessa – por meio da Base de Impacto, maior plataforma de negócios de impacto do país – e tem como patrocinadores Coalizão pelo Impacto, Cubo ESG Itaú, Helda Gerdau, Instituto Sabin e Fundo Vale, além de diversos apoiadores de norte a sul do país. Na edição passada (conduzida em 2021), mais de 60 parceiros em todo o território nacional se organizaram para mapear 1.300 soluções. Além da visibilidade para os negócios, os dados e infográficos do mapeamento são usados como planejamento estratégico e base de análises por pesquisadores, institutos, fundações, aceleradoras, incubadoras, investidores, governos e empresas.

Para os empreendedores, o 4º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental  é uma oportunidade de integrar a maior vitrine de negócios de impacto do país e estar conectado a uma rede de oportunidades para além do estudo. Com um login – no qual pode atualizar seus dados sempre que necessário, dentro da Base de Impacto –, os empreendedores têm oportunidade de serem selecionados para programas de aceleração, mentoria e formações, conexão com investidores, conexão comercial e possibilidade de fazer negócios e participar de programas de implementação de pilotos. Além disso, os empreendedores cadastrados têm acesso a conteúdos e eventos exclusivos com mentores qualificados e atores reconhecidos; oportunidades do ecossistema; conexões com imprensa; e pesquisas e estudos balizadores de mercado e mapas setoriais/regionais.

Oportunidades ESG

Como uma das novidades, a edição 2023 do 4º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental  traz um olhar especial sobre as pautas ESG (ambiental, social e governança); a proposta do levantamento é entender a oferta de soluções de impacto e demanda das organizações na prática, correlacionando o potencial das empresas de impacto em dar apoio aos desafios de grandes companhias. Para isso, o questionário da chamada conta com um bloco de perguntas específicas para que os empreendedores apontem como se situam no momento atual. Para além de acompanhar os alinhamentos dos negócios de impacto com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o estudo vai avaliar como os empreendedores mapeados podem ajudar a resolver desafios reais do mercado tradicional e as demandas das empresas para melhorarem seus indicadores ESG. 

“O  Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental é sempre um momento muito importante para o mercado e para os empreendedores. Realizamos um mutirão com vários parceiros para chegar ao maior número de negócios possível, visando a reportar a realidade do setor e a evolução das soluções. O relatório final é usado nacionalmente, pelos dois anos seguintes, como base para planejamentos e tomadas de decisões, estudos acadêmicos e para a compreensão dos desafios e das oportunidades para os empreendedores. E, claro, para dar visibilidade para os negócios via Base de Impacto”, Mariana Fonseca, CEO e cofundadora da Pipe.Social.

SERVIÇO |

4º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental

Para quem: negócios de impacto

Prazo para cadastro: 2/5/2023 a 30/6/2023

Cadastre-se em: www.pipe.social

SOBRE A PIPE.SOCIAL | Uma plataforma-vitrine de empreendedores e Think Tank de Impacto, a Pipe.Social (www.pipe.social) conecta empreendedores ao mercado de impacto. Mapeamos e recrutamos negócios de impacto socioambiental no Brasil, apoiamos aceleradoras e incubadoras, institutos e fundações, fundos de investimento, marcas e governos na busca por empreendedores e soluções de impacto positivo. Conduzimos todo o processo de edital, busca, comunicação, seleção, scoring e curadoria de negócios, preparo para pitchs e bancas de premiação.

Já,  via Pipe.Labo (www.pipelabo.com), realizamos mapeamentos quantitativos e qualitativos de soluções e negócios de impacto; apoiamos o campo na tradução de conceitos, construção de ferramentas e identificação de cenários para fomento do setor; e desvendamos novos mercados e novas oportunidades para o investimento social e tecnológico no país. Realizamos projetos sob medida em quatro áreas.

MAPAS: levantamentos nacionais e setoriais de negócios e tecnologias de impacto socioambiental.

TAXONOMIAS: tradução de termos e conceitos balizadores do mercado.

FERRAMENTAS: aprofundamento em lógicas e mecanismos de funcionamento do mercado para apoiar a jornada empreendedora.

TENDÊNCIAS: análise estratégica de tendências e inovações que impulsionam novos pipelines de negócio.

SOBRE A BASE DE IMPACTO | A maior base de negócios de impacto do Brasil nasceu da parceria estratégica entre a Pipe.Social e o Quintessa – protagonistas no ecossistema de impacto, para formarem juntos a maior base do país e aumentar a oferta de benefícios aos empreendedores, ampliando sua conexão com o mercado. Com a parceria, as duas marcas reúnem suas já robustas bases com mais de cinco mil nomes e promovem conexões com potenciais clientes, investidores, aceleradoras e outros possíveis parceiros, com atualização e acompanhamento contínuos. Em outras palavras, os cadastros das bases Pipe.Social, Quintessa ou diretamente via Base de Impacto passam a compor um banco de dados comum visando dar mais oportunidades e gerar mais conexões para os empreendedores de impacto da vitrine. Além disso, em 2023, Pipe.Social e Quintessa realizarão em conjunto os dois principais estudos sobre o mercado de negócios de impacto — 4º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental e o 4º Guia 2.5. A ideia é unir expertise e conhecimento para produzir uma visão ainda mais qualificada de ambos os estudos. www.basedeimpacto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *