Projeto Itinerante Aproxima Estudantes da Rede Pública de Paranaguá aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Projeto Itinerante Aproxima Estudantes da Rede Pública de Paranaguá aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Ação impacta 2 mil alunos e reúne oficinas artísticas, exposição fotográfica e peça de teatro para escolas estaduais

Entre os dias 4 e 8 de novembro, alunos da rede pública do Paranaguá, no litoral paranaense, participam do projeto Caminhão ODS Artístico, que reúne oficinas, exposição fotográfica e a exibição de uma peça teatral. Com ações culturais para cerca de 2 mil alunos de escolas públicas, o projeto visa fomentar a arte e utilizá-la como ferramenta para fazê-los refletir sobre a sustentabilidade. O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura pela Cultura Ambiental Produções.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reúnem diversas metas elencadas pela Organização das Nações Unidas – ONU como temas prioritários da Agenda 2030, como a erradicação da pobreza, os cuidados para uma saúde de qualidade, a igualdade de gênero, a erradicação da fome, entre outros.

“Neste projeto, nós usamos ferramentas lúdicas e a magia da arte para estimular os alunos a pensarem sobre os principais problemas encontrados no mundo. Da mesma forma, as atividades propõem que eles olhem para a própria comunidade e se enxerguem como parte responsável pelas soluções” completa Jéssica Lora, produtora cultural do projeto.

Durante as ações nas escolas os estudantes também assistem a apresentações teatrais da peça Trilhando Caminhos Sustentáveis, abordando temas relacionados aos ODS, como sustentabilidade, igualdade de gênero, saúde e bem-estar. Dentre as atividades também estão previstas oficinas de artes cênicas nas quais os alunos aprenderão técnicas de atuação, expressão corporal, e improvisação, aplicando esses conhecimentos em pequenas apresentações para os colegas. Outra ação que faz parte do projeto é a realização de uma exposição fotográfica que visa provocar reflexões acerca da preservação ambiental.

Visando promover a acessibilidade, o projeto será realizado em espaço adaptado para pessoas com mobilidade reduzida como rampas, corrimões e piso tátil. Também contará com monitores treinados para receber pessoas com dificuldades de aprendizado, interpretação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, para pessoas com deficiência auditiva, além de transcrição em Braille dos textos da exposição.

Programação nas Escolas

4/11 – Escola Municipal Profª. Francisca Pessoa Mendes
5/11 – Escola Municipal Dr. Aníbal Ribeiro Filho
6/11 – Escola Municipal Hugo Pereira Corrêa
6/11 – Escola Municipal Sully da Rosa Vilarinho
7/11 – Escola Municipal Graciela Elizabete Almada Diaz
8/11 – Escola Municipal Profª. Arminda de Souza Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *