Política Nacional do Meio Ambiente Por Um Fio!

Política Nacional do Meio Ambiente Por Um Fio!

Sessão solene na Câmara enfatiza preocupação de lideranças com avanço do licenciamento ambiental

Em meio a um cenário de crescentes ameaças aos direitos socioambientais e à legislação ambiental brasileira, a Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (10), uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A cerimônia reuniu parlamentares, representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e da Fazenda, de movimentos socioambientais e especialistas.

Durante a solenidade, os participantes enfatizaram a necessidade de políticas que defendam o meio ambiente, a preservação de áreas de conservação e criticaram projetos que retrocedem as conquistas das legislações ambientais, a exemplo do Projeto de Lei 2159/2021, que trata do licenciamento ambiental.

Nesse contexto, Mauricio Guetta, diretor de Direito e Políticas Públicas da Avaaz — organização que atua proativamente na defesa dos direitos indígenas —, destacou que o Brasil vive um ponto de inflexão ao aprovar o PL 2159/2021. “Estamos diante do momento-chave, aqui no Parlamento brasileiro, em que a nossa política ambiental, construída ao longo de 40 anos, está sendo desmantelada”, afirmou. Segundo ele, a proposta, que foi aprovada pelo Senado Federal e tramita na Câmara dos Deputados, afeta mais de 3 mil áreas protegidas. “Estamos falando de uma decisão de vida ou morte para o meio ambiente, para os territórios indígenas e para as populações tradicionais desse país”.

Mauricio alertou, ainda, para o avanço do Projeto de Decreto Legislativo 717/2024, que também será analisado pelos deputados após ter sido aprovado no Senado. A proposta susta o procedimento administrativo de demarcação das terras indígenas e anula atos presidenciais de reconhecimento de duas terras indígenas no estado de Santa Catarina. “O que temos visto aqui é o ataque às principais bases da nossa legislação de proteção ao meio ambiente. Se esse PDL for aprovado na Câmara, não restará qualquer instrumento normativo para garantir a continuidade das demarcações”.

Entre os temas debatidos, também ganhou destaque a defesa da integração entre a proteção ambiental e as atividades econômicas, buscando um modelo de desenvolvimento sustentável e equilibrado. “Clamamos que esta Casa volte a se basear no equilíbrio — entre economia e meio ambiente, entre desenvolvimento e preservação. A economia não sobrevive sem equilíbrio ecológico”, concluiu Mauricio, em nome da Avaaz.

Avaaz

Lançada em 2007, a Avaaz é uma comunidade internacional de mobilização online que representa a sociedade civil e tem como missão ampliar a participação social na tomada de decisões, a fim de construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria quer. Em todo o mundo, possui mais de 69 milhões de membros, sendo mais de 19 milhões no Brasil.