Estreia: Documentário “Parque do Matão: Histórias, Ecologias, Memórias e Afetos” Será Exibido Gratuitamente no Dia 21/3, no Auditório Municipal Francisco Beranger

Estreia: Documentário “Parque do Matão: Histórias, Ecologias, Memórias e Afetos” Será Exibido Gratuitamente no Dia 21/3, no Auditório Municipal Francisco Beranger

Livre para todos os públicos, produção audiovisual registra a história da ilha verde localizada no centro urbano de Votorantim. Exibição conta com sinalização de libras.

No dia 21 de março (sexta, a partir das 19h30), ocorre a estreia do documentário “Parque do Matão: Histórias, Ecologias, Memórias e Afetos”, no Auditório Municipal Francisco Beranger. O registro audiovisual reúne depoimentos de moradores do entorno, de autoridades da região, de ex-funcionários do local e da população votorantinense – personagens que fizeram parte dos mais de 30 anos de existência do Parque – e é fruto da Lei Paulo Gustavo (realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Votorantim, por meio do Fundo Municipal de Cultura).

“Parque do Matão: Histórias, Ecologias, Memórias e Afetos” convida o espectador a mergulhar na rica conexão entre a comunidade de Votorantim e o Parque do Matão – ilha verde localizada no Parque Bela Vista, região central da cidade. Patrimônio cultural e ambiental, o espaço pulsa vida, meio ambiente, histórias e vivências socioculturais de frequentadores que se relacionaram e se relacionam com o espaço. Na busca de contar a história desse parque municipal, o filme passeia pelas diversas áreas do local e registra diferentes vozes, memórias, afetos, imagens, palavras e sentimentos, que se desvelam em nuances particulares em torno do comum: a importância do convívio, dos espaços públicos e da preservação de áreas verdes.

O registro documenta histórias contadas pelos depoentes que vão desde antes da criação do parque, em 27 de fevereiro de 1991, até os dias atuais. São memórias costuradas em uma narrativa envolvente, que desperta emoções no espectador, não necessariamente de maneira cronológica, porém, de forma a não confundir o aspecto histórico.

Com narrativa afetiva, o documentário demonstra como diversas experiências ocorridas no espaço moldaram uma compreensão mais profunda sobre ecologia e comunidade. Usando a arte e o diálogo como ferramentas de conexão, o filme busca valorizar as áreas verdes urbanas, tocar o coração das novas gerações e mostrar a importância do cuidar – encorajando os jovens a proteger não apenas o Parque do Matão, mas todas as áreas naturais que se encontram nas cidades.

Realizada em formato digital, 1920×1080, Full HD, a gravação das entrevistas ocorreu em um encontro poético, ocorrido no dia 22/2/25, e teve como preferência o plano de filmagem americano. O mesmo formato foi seguido para o registro de imagens do ambiente natural e dos pormenores do Parque, que tiveram o acréscimo da captação realizada por drone – o que garante uma perspectiva muito mais ampla do local. Já o áudio do documentário foi captado de sons ambientes, sonoras das entrevistas e tem trilhas musicais livres de direitos autorais. O vídeo conta com legendas para acessibilidade comunicacional e a classificação indicativa é livre.

Ainda, a produção faz uso de materiais de arquivo, como fotos e documentos históricos, na busca de revelar a evolução do parque e a transformação da percepção ambiental ao longo do tempo, destacando o papel do Parque do Matão na construção do sentimento de pertencimento da população. O material será disponibilizado gratuitamente para as escolas do município e é um convite à reflexão sobre a desconexão que muitos sentem em relação ao meio ambiente e como as histórias locais podem inspirar um futuro mais sustentável e consciente.

O Parque do Matão está localizado na Rua Angelo Delapassi nº 117, no Parque Bela Vista, Votorantim/SP.

Ficha Técnica

Coordenação geral – Kátia Regina Pereira Ribeiro Puglia 

Direção administrativa – Kátia Regina Pereira Ribeiro Puglia 

Produção executiva – Raphael Ribeiro Puglia Afonso de Araújo

Assessoria de comunicação – Raphael Ribeiro Puglia Afonso de Araújo

Curadoria e oficina – Alda Romaguera

Assistente administrativa – Keila Pereira  

Identidade visual– Moss Bellano 

Auxiliar de produção – Moss Bellano 

Registro fotográfico – Pedro Negrão

Assessoria ambiental – Carolina Martins Souto

Linguagem Brasileira de Sinais – Marcos Gabriel Rocha

Direção de vídeo – Werinton Kermes

Roteiro – Jesse James dos Santos

Produção audiovisual – Luciana Lopez

Câmera – Jorge Silva

Operação de áudio – Rony Queiroz

Edição de vídeo – Rony Queiroz Cândido

Decupagem de texto e legendagem – Luciana Lopez

Decupagem de imagem – Jesse James dos Santos    

  

SERVIÇO:

Estreia: Documentário “Parque Do Matão: Histórias, Ecologias, Memórias E Afetos”

QUANDO:

Dia 21/3, a partir das 19:30

Grátis. Classificação Indicativa: Livre. Legendas Para Acessibilidade Comunicacional e Sinalização de Libras Durante a Exibição.

ONDE:

Auditório Municipal Francisco Beranger – Av. Vereador Newton Vieira Soares nº 291 – Centro, Votorantim/SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *