ECOS 2023 Apresentará o Futuro da Construção Modular Entre os dias 31 de Maio e 03 de Junho no Sambódromo do Anhembi

ECOS 2023 Apresentará o Futuro da Construção Modular Entre os dias 31 de Maio e 03 de Junho no Sambódromo do Anhembi

Cúpula mística, inspirada nas leis da geometria sagrada de Pitágoras, construções em contêineres de alto padrão, microcasas, fachadas e banheiros prontos estão entre os destaques.

O evento traz ao Brasil renomados especialistas do cenário internacional da construção offsite

A Expo Construção Offsite (ECOS) nasceu em 2019 como uma iniciativa pioneira na construção civil, reunindo em um só espaço as principais empresas do setor modular com suas soluções inovadoras para a construção fora do canteiro de obra.

A ideia surgiu a partir da percepção de que a construção civil brasileira caminhava para transformações importantes, entre elas o aumento da demanda por projetos mais sustentáveis, rápidos e eficientes. A construção offsite, método que envolve a fabricação de módulos construtivos em fábricas, já vinha há décadas, principalmente fora do país, mostrando-se como uma alternativa promissora para atender a estas necessidades.

A primeira edição da Expo Construção Offsite, que até então foi batizada como Expo Container City, aconteceu em São Paulo, reuniu cerca de 20 marcas e atraiu cerca de 2 mil visitantes entre arquitetos, engenheiros, construtores e investidores.

Após três edições bem-sucedidas e o hiato de um ano devido à pandemia do novocoronavirus, a ECOS chega a sua quarta edição, com um aumento cinco vezes maior desde a sua estreia no calendário de feiras e eventos na cidade de São Paulo. Atualmente a feira conta com cerca de 100 marcas que apresentam, durante os quatro dias de evento, soluções inovadoras para os mais diversos tipos de obras, como estruturas em aço, construção em contêiner, sistemas de fachada, revestimentos e soluções tecnológicas para a redução resíduos, água e energia elétrica.

O evento acontecerá entre os dias 31 de maio e 3 de junho no sambódromo do Anhembi e contará também com mais de 30 horas de palestras com os mais expressivos especialistas do setor no Brasil e exterior, além de uma escola de formação técnica que irá operar simultaneamente durante toda a ECOS 2023.

O mercado da construção civil no Brasil está se reformulando com a expansão da construção modular offsite, Explica Marcos Bueno, CEO da ECOS 2023. Temos acompanhado, desde a pandemia da Covid 19, a construção de hospitais de alta qualidade e em prazo recorde, e a expansão deste método construtivo que proporciona ao poder público mais previsibilidade na entrega das construções. Um exemplo recente é a reconstrução da Vila Sahi, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, onde serão construídos 30 prédios com 16 unidades cada e mais 38 casas, totalizando 518 unidades habitacionais. Toda esta obra ficará pronta em seis meses, prazo bem menor do que os usuais três anos utilizados na construção tradicional.

Distribuída em uma área de 25 mil m², a ECOS proporciona ao visitante a experiência de conhecer projetos inéditos e ainda obter informações sobre novas tecnologias e serviços. Entre os modelos habitacionais disponíveis para a visitação, destacam-se:

Domo Geodésico (Cúpula mística): A estrutura de 50m² é inspirada nas leis da geometria sagrada de Pitágoras há mais de 3.000 anos, e apresenta a proporção áurea, uma constante matemática que representa estética, beleza e harmonia. A cúpula ainda conta com a quintessência, que muitos místicos afirmam ter sido criada por Deus. Composta por painéis côncavos, a cúpula é um ambiente cheio de energia, alinhada com a harmonia do universo, segundo muitos crentes e místicos. Cada painel é feito com alta tecnologia de espuma de PU composta, feita de materiais reciclados à base de óleo vegetal, garantindo praticamente zero carbono. Além disso, a cúpula pode ser facilmente montada por apenas duas pessoas, e realocada de forma rápida e prática, tendo a vantagem de ser “autoportante” devido às suas paredes e cobertura convexas, sem vigas, postes ou fundações. O projeto é assinado pela empresa Mammoth Estrutures.

Chalés para hotelaria: O chalé projetado pelo arquiteto Breno Lima para a Moduz Construção Modular foi pensado para ser um espaço para curtas estadias. É feito de estrutura tubular metálica com fechamentos em steel frame e dimensões de 3,00m por 6,00m e altura de 3,50m.

Banheiro químico premium: A novidade para o setor de eventos e festas é o banheiro de luxo para locação da CMC Módulos, que na versão modular ganha em inovação, leveza, sustentabilidade, autonomia, conforto e luxo, mudando definitivamente o conceito de banheiro químico.

Bar com cozinha industrial e coworking: o espaço bar é construído em dois andares e possui uma cozinha industrial acoplada, que pode ser uma solução importante para um franqueado que pensa em expandir rapidamente seu negócio. Outro projeto diferenciado é o espaço coworking, entregue decorado com estações de trabalho. Seguindo a linha dos produtos prontos, fachadas e quartos de hotéis prontos também marcam presença. Todos os projetos também são da CMC Módulos.

Microloft – Sistema construtivo de usinagem em 3d com dimensões de 3,4m de altura, 2,6m de largura e profundidade 5,5m. O módulo opera com o sistema plug and play, onde basta apenas um local seguro para acomodá-lo e, em cerca de 15 minutos, já está apto para utilização. O projeto é capitaneado pela empresa Nano1.

Casa Container com dois andares: Projeto residencial todo em container marítimo modelo Reefer com um quarto, sala e cozinha conjugadas e banheiro totalizando 100m². O projeto é capitaneado pela empresa Prime Containers.

O evento ainda contará com mais de cinquenta projetos prontos para visitação

ECOS 2023 contará com 30 horas de palestras ministradas pelos mais representativos especialistas do mercado financeiro e da construção offsite, tanto do Brasil quanto do exterior

Como nas edições anteriores, a ECOS apresenta em 2023 um robusto seminário com especialistas representativos do mercado financeiro e da construção offsite. A CICOS – Conferência Internacional da Construção Offsite contará com 24 palestrantes que, juntos, entregarão cerca de 30 horas de conteúdo sobre o cenário da construção modular no mundo. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as últimas tendências do setor e de como a tecnologia está sendo aplicada para atender às demandas crescentes por habitação acessível e sustentável. Também poderão se conectar com empresas líderes e seus principais representantes para discutir questões como a crise habitacional em várias partes do mundo e o papel da construção modular neste cenário.

Entre os principais nomes estão: Ewelina Wozniak-Szpakiewicz, CEO da DMD Modular e vice-presidente do Conselho Europeu do Modular Building Institute, autora de inúmeras publicações, incluindo 3 livros, Ewelina atraiu a atenção mundial para a DMD Modular com projetos em Nova York, Holanda, Reino Unido e Dinamarca; Alejandro Montoya, doutor em engenharia pela Technische Universität München, Munique, Alemanha, professor da UPB Universidad Pontificia Bolivariana Medellín, Colômbia e diretor do Programa de Transformação Urbana Suíça-Colômbia / UPB Medellín; Lino Cezza, sócio na empresa Albabath S de RL de CV, Cidade do México, México, empresa especializada na produção de casas de banho pré-fabricadas para hotéis, hospitais, edifícios residenciais e cruzeiros, atua no México, Caribe, Panamá, Argentina, Chile, Peru e Brasil; Mario Yañez, engenheiro civil estrutural pela Universidad de Chile, mestre em projeto sísmico de edifícios pela Universidad Mayor de Chile e professor associado pesquisador da Universidade Central do Chile; Pablo Domecq, arquiteto pela Universidade de Buenos Aires e membro da equipe de gestão e coordenação do projeto de construção modular ECOSAN, participou em mais de 100.000 m² de construções modulares de diferentes escalas e tipologias, incluindo 60 hospitais, edifícios educacionais, esquadras, escritórios, prisões, residências, bancos e laboratórios de alta complexidade. Pedro Virmond Moreira, sócio-fundador da Tecverde Engenharia, é arquiteto com experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos residenciais de diferentes escalas, com foco na produtividade e sustentabilidade dos projetos. Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil segundo a Forbes, é influenciador brasileiro no LinkedIn e ganhador do Prêmio iBest de Economia e Negócios.

A CICOS ocorrerá durante a Expo Construção offsite, os ingressos estão disponíveis para compra online e as vagas são limitadas.”

Para mais informações acesse: https://www.conferenciacicos.com.br

ECOS 2023 irá contar com escola de treinamento para profissionais do setor de construção modular

Escola Expo Offsite em sua terceira edição irá oferecer treinamentos inovadores e práticos para a construção de projetos modulares. Com a crescente demanda por soluções habitacionais rápidas, sustentáveis e acessíveis, a escola tem como objetivo capacitar profissionais para atender a essa necessidade em constante crescimento. Os cursos são ministrados por profissionais experientes do setor, e engenheiros renomados. Durante os quatro dias de evento os participantes aprenderão sobre produção e montagem de painéis de light steel e wood framing, e acompanharão a montagem de espaços de coworking, gamer e maker. O treinamento da Escola Expo Offsite é inédito, acontece apenas durante a ECOS e visa capacitar a próxima geração de profissionais do setor modular. Podem participar do treinamento profissionais da indústria modular, estudantes do setor de construção civil, empreendedores e entusiastas da construção offsite. Para adquirir os cursos acesse: https://www.sympla.com.br/evento/treinamento-vip-construcao-modular-na-pratica/1866495?_gl=1*cp2sep*_ga*MTQyMDYyOTczLjE2Mzc2OTA0MDA.*_ga_KXH10SQTZF*MTY3NTI2MjAzMy4xNTUuMS4xNjc1MjYyMTM2LjAuMC4w

Programação das palestras:

31 DE MAIO | MERCADO E NEGÓCIOS

13:30 ▶ Abertura

14:00 ▶ Mohamed Al-Hussein – Palestra internacional

15:00 ▶ Ricardo Amorim | Cenário econômico da construção Industrializada brasileira

16:00▶ Coffee Break

17:00▶ Gilberto de Freitas | Apresentação da pesquisa sobre o mercado da construção modular offsite

18:00 ▶ Pedro Virmond Moreira | Tecverde –  Estratégias para industrialização da construção civil em sistema Ligth Wood Framing

19:00 ▶ Encerramento

01 DE JUNHO | CASES NACIONAIS DA CONSTRUÇÃO OFFSITE

13:30 ▶ Abertura

13:40 ▶ Edison Tateishi | Diretor de Operações da CMC Módulos | Case: Alma Marau / Banheiros Prontos

14:05 ▶ Eng. Tarcis Antunes | Construção de hospital modular

 14:30 ▶ Eduardo Deboni | Sócio diretor da empresa Visia | Case: Sistema modular da Passeio do Mar em Florianópolis – uma obra toda em Construção Modular

14:55 ▶ Saint-Gobain | Case: Fachadas Offsite

15:25 ▶ William Moraes | Modularis | Case: MODULARIS, seus nichos de mercado e os novos desafios para Construções

15:50 ▶ Coffee Break

16:50 ▶ Renan Hessel | Espaço Smart | Case: Construção em Stell Frame

17:20 ▶ Marcus Ferreira | Kingspan | Case: Painéis termo acústicos para a construção offsite

17:45▶ Ricardo Mateus | Brasil ao Cubo | Case: Brasil ao Cubo e a verdadeira Industria da Construção Civil

18:10 ▶ Evando Ferreira | TAEC Módulos | Case: Mercado autônomo

18:35 ▶ Roberto Becker | Quick House | Case: A Escola mais rápida do brasil

19:00 ▶ Encerramento

02 DE JUNHO | CASES INTERNACIONAIS DA CONSTRUÇÃO OFFSITE

13:10 ▶ Abertura

13:15 ▶ Ewelina Szpakiewicz | Case: Projeto estudantil

14:00 ▶ Mario Yañez | Case: Internacional

14:45 ▶ Ralph Tavares | Case: Projeto modular

15:30 ▶ Alejandro Restrepo-Montoya | Case: Internacional – Construção modular industrializada na américa latina

16:20 ▶Lino Cezza   | Case: Internacional

17:05 ▶Andres Felipe Becerra   | Case: Internacional

17:35 ▶ Pablo Domecq   | Case: Internacional

18:10 ▶ Coquetel de confraternização

03 DE JUNHO | MÉTODOS DE APLICAÇÃO DA CONSTRUÇÃO OFFSITE

13:30 ▶ Abertura

13:40 ▶ Thiago Nascimento | Gestão de processo de construção modular

14:20▶ Bruno Omori | A sinergia do mercado de hospedagem com o mercado de construção

15:00 ▶ Daiane Vanoni | Mercados autônomos em condomínios

▶ Encerramento

Serviços Expo Construção Offsite 2023:

Realização: 31 de maio a 03 de junho de 2023

Horários: 31/05 a 02/06 – 13h às 20h  |   03/06 – 13h às 18h                      

Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP

Entrada: Gratuito

Credenciamento para profissionais da construção cívil: Gratuito para a exposição – www.expocontrucaooffsite.com.br

Conferência Internacional da Construção Offsite /vendas online: https://www.conferenciacicos.com.br/

Credenciamentio/Imprensa: Iara Filardi – 55 11 9 9318 3895

atendimento@iarafilardi.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *