Dia do Consumo Consciente: Conheça a Importância das suas Embalagens para o Planeta

Dia do Consumo Consciente: Conheça a Importância das suas Embalagens para o Planeta
Diversity school, teacher and children gardening together in the school garden, back to school concept.

Celebrada em 15 de outubro, data também é uma oportunidade de destacar o valor da educação ambiental na vida das pessoas

Além do Dia do Professor, o 15 de outubro também é muito importante para a sustentabilidade. Nesta data, desde 2009, é celebrado no Brasil o Dia do Educador Ambiental e do Consumo Consciente, um chamado feito pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para destacar a necessidade de uma exploração mais responsável dos recursos naturais, incentivando práticas sustentáveis, como banhos mais curtos, diminuição do desperdício de alimentos e a reciclagem.

O consumo e a produção responsáveis estão entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são parte da chamada Agenda 2030, um plano de metas e ação universal propostos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep, na sigla em inglês), que tem como objetivo frear os efeitos das mudanças climáticas e diminuir a desigualdade social no planeta até o ano de 2030.

Mais do que a promoção da redução do consumo, a data também visa passar um alerta de que os produtos que são adquiridos no nosso dia a dia devem minimizar o uso de recursos naturais, a taxa de emissão de poluentes e o acúmulo de resíduos após seu consumo. Neste último ponto, é importante dar um destaque especial para as embalagens. Hoje, o maior volume de resíduos destinados incorretamente são plásticos, em sua maioria embalagens.

“Quando falamos em consumo, dois locais nos vêm à mente imediatamente, o shopping center e o supermercado. Como o segundo é o que visitamos com maior frequência, e onde adquirimos mais produtos, é primeiro lugar onde podemos implementar práticas mais sustentáveis e conscientes de consumo, começando pela escolha de embalagens que sejam mais sustentáveis quando possível, como a troca de embalagens flexíveis por embalagens rígidas como as latas de aço, por exemplo”, destaca Thais Fagury, presidente-executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).

O consumo consciente, no entanto, não é algo que nasce com a gente, precisando ser ensinado. É com esse objetivo que, no mesmo dia em que o consumo consciente é celebrado, também exaltamos a figura do educador ambiental, um profissional necessário em um cenário em que os desafios encarados pelo planeta são cada vez mais sérios e o tempo para enfrentá-los, mais curto.

A economia circular é um pilar da sustentabilidade, e faz um fit perfeito com o conceito de consumo consciente, já que descarte correto, coleta seletiva e revalorização de materiais são necessários para que a gestão de recursos naturais e a taxa de emissão de poluentes possam diminuir no médio e longo prazo. Porém, nada disso é possível sem educação e conscientização da população.

“A coleta seletiva de resíduos é ponto fundamental para adoção do  consumo consciente. Por mais que muitas cidades no Brasil já tenham dias e horários diferentes para o recolhimento de materiais orgânicos e recicláveis, muita gente não faz a separação em suas casas, o que acaba diminuindo substantivamente o volume de material coletado para reciclagem e destinado de forma adequada. Com esse cenário, a figura do educador ambiental se faz ainda mais importante para a promoção do descarte adequado de materiais”, Finaliza Thais.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *