Compensação de Carbono: Como os Pontos de Coletas Podem Reduzir em até 80% a Emissão de CO2

Compensação de Carbono: Como os Pontos de Coletas Podem Reduzir em até 80% a Emissão de CO2

O Grupo Intelipost tem levado ao mercado não só eficiência em entregas logísticas com auxílio de IA, como também reforço de sustentabilidade

O Grupo Intelipost, maior grupo de tecnologia logística do Brasil, recebeu pelo segundo ano consecutivo o selo Carbon Neutral da Moss, climatech brasileira pioneira e líder na comercialização de créditos de carbono. O Grupo foi certificado por compensar as emissões de carbono geradas pelas suas atividades administrativas do ano de 2022 através da Calculadora B2B disponível no site da Moss, que mostrou que as  emissões do Grupo totalizaram 78 toneladas de CO2eq, o que equivale a 11.183 árvores preservadas por um ano.

Ainda falando sobre o comprometimento da empresa em ações sustentáveis, tendo ESG na essência de seus produtos, o Grupo Intelipost conta com uma rede com mais de 3 mil pontos de coleta e retirada que centralizam os pedidos por região, diminuindo assim a quilometragem rodada pelos entregadores e a emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Uma análise interna realizada pela Pegaki, marca do grupo especializada em soluções de pontos de coleta e retirada e que conecta e-commerces, marketplaces, centros de distribuição e transportadoras, revelou que a utilização dos pontos de coleta e retirada,também conhecidos como PUDOs, pode reduzir em até 80% as emissões de CO2 no frete das entregas para pequenos e médios empreendedores. Isso permite que as varejistas diversifiquem as opções de entrega para os seus clientes e garantam a melhor experiência de compra aos seus consumidores finais.

Só em 2022, os pequenos comércios de bairros, que optaram por essa modalidade,faturaram em torno de 20 milhões com a solução dos pontos, impactando diretamente mais de 1.150 famílias, entre Pontos de coleta e retirada e motoristas. É interessante notar que não somente a carga de emissão é reduzida, mas um negócio que movimenta a economia local. Para Daniel Frantz, vice-presidente de Logística do Grupo Intelipost, essas iniciativas reforçam o quanto o grupo está pronto para criar soluções inteligentes que respeitem o meio ambiente. “Neutralizar as emissões de empresas de todos os segmentos precisa ser uma prioridade. Nosso portfólio de soluções garante eficiência e rapidez nas entregas, e sobretudo podemos incentivar o mercado a promover uma entrega mais sustentável dando força para uma iniciativa tão importante para o ambiente como é a neutralização da pegada de carbono”, destaca Frantz.

Com esse portfólio de produtos e ações, a Intelipost contribui reduzindo o impacto dasoperações logísticas de seus clientes e aumentando a satisfação dos consumidores. Para Suene Souza, CPO do Grupo Intelipost, esse é mais um passo importante que mostra o quanto o grupo tem colocado em prática as questões ESG. “Através de nossos produtos as empresas conseguem diminuir sem esforço a emissão de CO2, emissão de papel, promover o comércio local e outros resultados. Queremos cada vez mais ser um parceiro de mercado para contribuir com um planeta mais consciente”, ressalta Suene.

Além do compromisso com a sustentabilidade ao compensar a pegada de carbono, o portfólio de soluções do Grupo Intelipost, colabora para a realização de mais de 15 milhões de encomendas mensais em todo o país, gerando economia, visibilidade e eficiência para varejistas e marketplaces de diferentes segmentos, garantindo a redução dos custos logísticos e escalabilidade dos negócios.

SOBRE O GRUPO INTELIPOST

Presente no mercado há nove anos, o Grupo Intelipost é o maior grupo de tecnologia logística do Brasil e é formado por três empresas, sendo elas: Intelipost – plataforma líder em gestão de transporte no Brasil que tem como propósito simplificar a logística do e-commerce -, AgileProcess – especializada em roteirização de entregas e coletas para otimização logística – e, Pegaki – plataforma que conecta rede de pontos com e-commerces, transportadores e centros de distribuição. O grupo, que atende empresas de grande e médio porte, tem como missão revolucionar a logística por meio de tecnologias inteligentes e assim, ajudar empresas a crescer no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *