Como a Reciclagem de Latas de Alumínio Evitou a Emissão de 1,8 milhão de Toneladas de CO2 em 2023

O processo de reciclagem de latas de alumínio reduziu em 70% as emissões de gases de efeito estufa em 2023
A reciclagem de latas de alumínio tem se mostrado uma prática eficiente na luta contra a poluição e as mudanças climáticas. De acordo com dados da Recicla Latas, somente em 2023 foram evitadas 1,8 milhão de toneladas de dióxido de carbono, um dos gases de efeito estufa (GEEs).
Com a urgência de mudança dos hábitos de produção e consumo frente à crise climática, a reciclagem surge como uma solução necessária para reduzir a emissão de GEEs e preservar os recursos naturais. ”Além desse efeito, a reciclagem de alumínio consome até 95% menos energia do que a produção a partir da extração do minério na natureza. Para nós, o combate à poluição é importante, pois a reciclagem preserva recursos naturais valiosos, diminuindo a necessidade de mineração e, consequentemente, protegendo florestas e ecossistemas”, afirma Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas, entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento da reciclagem de latas de alumínio para bebidas no Brasil.
“Reduzir as emissões de GEEs, economizar energia, preservar recursos naturais e gerar empregos e renda são apenas alguns dos impactos positivos da prática de reciclagem de alumínio. Apoiar e incentivar essa ação é fundamental para construir um futuro mais sustentável e mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, completa.
No que diz respeito à reciclagem de latinhas, o Brasil é um líder global. Segundo o Índice de Reciclagem de Latas de Alumínio no Brasil, realizado pela Recicla Latas, o país reciclou quase 6 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas desde 1990, chegando a alcançar o índice de 100% de latas recicladas em 2022.
Sobre a Recicla Latas
Instituída em julho de 2021, é a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de reciclagem das latas de alumínio para bebidas no Brasil. Compromissos-chaves:
- Garantir a manutenção do índice de reciclagem da latinha em patamar de 95%;
- Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia da lata de alumínio;
- Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
- Promover campanhas de educação ambiental junto à população.
Saiba mais: https://reciclalatas.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/reciclalatas/