Carnaval: 5 Medidas para Diminuir o Lixo nas Ruas durante as Festividades

Carnaval: 5 Medidas para Diminuir o Lixo nas Ruas durante as Festividades

Especialista em sustentabilidade dá dicas para comunidades, blocos e foliões reduzirem os danos ao meio ambiente durante a folia

O Carnaval é um espetáculo de beleza, alegria e celebração, que reúne milhares de pessoas nas ruas pelo país, e que acaba colocando em destaque um problema que é global e está no nosso dia a dia: o descarte dos resíduos sólidos.  

A ressaca dos blocos nas ruas, muitas vezes, acaba refletindo em praias e calçadões sujos. Isso porque, neste período, é utilizada uma quantidade significativa de itens descartáveis, que desempenham sua função por apenas alguns segundos ou minutos, causando um impacto expressivo e duradouro no meio ambiente.   

Gabriela Gugelmin, diretora de inovação e sustentabilidade da ERT (Earth Renewable Technologies), maior fabricante de plástico 100% biodegradável e compostável da América Latina, alerta para a urgência de despertar a consciência e educar a população para que todos possam contribuir para um cenário pós-Carnaval diferente.  

“Nosso objetivo é transformar não apenas a festa, mas também o amanhecer do dia seguinte, garantindo que a celebração não deixe rastros negativos no meio ambiente”, afirma Gabriela. 

Abaixo, ela relaciona medidas que podem ser adotadas por foliões que vão festejar o Carnaval de rua neste ano, a fim de reduzir o lixo e os danos. 

  1. Uso consciente de descartáveis

Se utilizar descartáveis, opte por produtos feitos de materiais que não agridam o meio ambiente, como o plástico biodegradável e compostável, que pode ser encontrado em copos, pratos e talheres. L 

  1. Descarte consciente

Utilize corretamente as lixeiras disponíveis, separando os resíduos de acordo com as indicações de recicláveis, compostáveis e não recicláveis. Evite o descarte de lixo nas ruas, praias ou em locais inadequados. 

  1. Evitar excesso de embalagens

Ao consumir alimentos e bebidas durante os eventos, opte por fornecedores que evitem o uso excessivo de embalagens descartáveis. Sempre que possível, dê preferência a materiais feitos de plástico biodegradável e compostável. Leve consigo recipientes reutilizáveis para evitar o descarte desnecessário. 

  1. Adoção de práticas sustentáveis no evento

Exija do gestor público ou organizador do evento a sensibilização junto a bares e comerciantes para a redução de resíduo e que estabeleça pontos estratégicos de coleta, com lixeiras identificadas para diferentes materiais, incluindo uma específica para recicláveis e um para produtos orgânicos/compostáveis. E, sempre que possível, participe de ações voluntárias de limpeza e cobre o destino adequado do material recolhido. 

  1. Conscientização junto a grupos e amigos

Compartilhe informações sobre práticas sustentáveis com amigos e grupos que participam dos eventos de Carnaval, como as dicas acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *