Calor Excessivo? Veja Dicas para Deixar Ambientes Mais Frescos

Calor Excessivo? Veja Dicas para Deixar Ambientes Mais Frescos

Especialista dá dicas para melhorar o conforto térmico nos dias mais quentes do Verão

Cada vez mais frequentes, as ondas de calor que assolam o Brasil, além de impactar a saúde e qualidade de vida dos brasileiros, também interferem diretamente no consumo de energia elétrica. O uso de ventiladores, climatizadores e aparelhos de ar-condicionado tende a triplicar, aumentando a demanda por energia elétrica tanto nas residências, quanto nas empresas. 

especialista em revestimentos e CEO de A Pérola dos Tapetes, Franklin Delgado, explica que o conforto térmico tem que ser levado em consideração na construção e na reforma dos ambientes, tanto para aumentar o bem-estar das pessoas, quanto para reduzir a necessidade de consumo de energia elétrica. “Além de ações que garantam a ventilação maior nos ambientes, a escolha do revestimento dos pisos, por exemplo, pode ajudar na economia de energia elétrica com o uso de ar-condicionado ou climatizadores”, comenta.


Carpete age como isolante térmico e ajuda a economizar ar-condicionado


Carpete mantém temperatura
Segundo Delgado, duas opções são indicadas para garantir esse conforto tanto no Verão, quanto no Inverno. A primeira delas é o carpete. “Há uma ideia de que os carpetes deixam os ambientes mais quentes, mas isso é mito. Ele age como isolante térmico e mantém a temperatura do ambiente equilibrada. Em ambientes climatizados, o revestimento permite manter a temperatura interna por mais tempo. O resultado é economia de energia, mas o carpete não aquecerá, nem esfriará um espaço’’, comenta Delgado.

As fibras sintéticas do revestimento agem como isolante térmico, ‘facilitando’ o trabalho do ar-condicionado. “Em um ambiente com 19ºC, o carpete evitará fuga de temperatura e fará com que o ar-condicionado seja menos demandado para manter o clima desejado”, pontua Delgado. E o mesmo ocorre no inverno, em ambientes aquecidos. “As pessoas têm a sensação de que no Inverno um carpete é mais aconchegante porque ele não vai transmitir a sensação de frio de um piso cerâmico. No Verão ele também não transmite a sensação de um assoalho de madeira ou de um porcelanato que ficou exposto ao sol”, explica Delgado.


Piso vinílico, plantas e persianas para impedir a entrada do sol nos horários mais quentes

Vinílicos 
O especialista explica que os vinílicos também são boas opções para quem quer conforto térmico. “O material usado na confecção dos vinílicos é atérmico, ou seja, não sofre influência significativa nas mudanças de temperatura, como acontece com outros revestimentos, como a madeira e os pisos frios”, observa.

Na arquitetura corporativa, por exemplo, a climatização dos espaços é fundamentada no conforto dos funcionários. “Além das residências, o uso do carpete e do vinílico funcionam bem em escritórios justamente porque permitem não só um conforto térmico, como um conforto acústico, funcionando como redutores de ruídos.  Essas duas situações são fundamentais para o bem-estar e podem até aumentar a produtividade’’, completa o especialista.


Deixe ambientes mais úmidos e frescos: vale tudo, até potes com água e gelo

Dicas refrescantes
Além da escolha de revestimentos adequados, outros truques podem aumentar o bem-estar nos espaços internos durante o Verão. O primeiro é manter sempre o ambiente ventilado, para permitir a melhor circulação de ar. “Nos momentos mais quentes do dia, recomenda-se fechar cortinas e persianas para evitar a incidência direta do sol no espaço”, observa Delgado.

Colocar plantas dentro de casa ajuda a minimizar os efeitos do calor e melhora a qualidade do ar. Elas mantêm a umidade dos ambientes e aumentam a sensação de frescor. “Também é recomendado usar umidificadores de ar e potes com água nos ambientes. Há até quem coloque gelo para aumentar o frescor, vale tudo na hora de procurar alívio para as altas temperaturas”, completa Delgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *