21º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida Debate a Arte da Cultura de Saúde, as Tendências e o Bem-Estar como Estratégia para a Sustentabilidade
O maior e mais conceituado evento do segmento na América Latina será nos dias 19 e 20 de setembro, no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês; inscrições antecipadas com valores promocionais
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) promove, nos dias 19 e 20 de setembro, o 21º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV). As inscrições para o evento, que será presencial, no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, em São Paulo, já podem ser feitas na página do 21º CBQV, com valores promocionais.
Este ano, o CBQV terá como tema central “O Estado da Arte da Qualidade de Vida no Trabalho: Tendências, Cultura e Sustentabilidade”, com o propósito de iluminar o tema da qualidade de vida no trabalho, considerando o contexto desafiador em constante mutação, integrando diversas gerações, incorporando novas tecnologias e onde se busca humanidade, saúde integral, bem-estar e felicidade como condicionantes e determinantes para a sustentabilidade das pessoas, das organizações e da sociedade.
Para o vice-presidente da entidade, Eduardo Bahia Santiago, o 21º CBQV é uma grande oportunidade para profissionais, estudantes, gestores, especialistas que atuam em organizações privadas, instituições públicas e no terceiro setor, e todos que têm interesse no tema ampliarem seus conhecimentos técnicos, práticos e de gestão em saúde e qualidade de vida corporativa, por meio de conexões, trocas e aprendizados colaborativos de modo a refletir sobre a cultura e a sustentabilidade das ações, programas e políticas de bem-estar e qualidade de vida.
“As pessoas e organizações que constituem a comunidade ABQV representam um conjunto heterogêneo relacionado às formações, exercícios profissionais, graus de maturidade de ações e complexidade dos negócios. Assim, a escolha de um tema é a resultante dessa realidade associada à informação científica atualizada e ao contexto da sociedade. Este anos, daremos ênfase ao conhecimento mais atual, com destaque para a cultura de saúde, como aqui chegar e a saúde como estratégia da sustentabilidade”, detalha Santiago.
Destaques
Considerado o maior e mais conceituado evento de saúde e qualidade de vida no trabalho da América Latina, o 21º CBQV tem como objetivos subsidiar todos os interessados na temática a debaterem e conceberem ideias sobre o papel da qualidade de vida no trabalho, considerando os aspectos culturais, a estratégia ESG, a saúde ocupacional, os negócios e as tendências emergentes por meio de uma programação científica rica, composta por assuntos relevantes, trazidos por especialistas e stakeholders nacionais e internacionais, reconhecidos nos campos corporativo, acadêmico e da inovação, em:
- Conferências;
- Debates;
- Mesas-redondas;
- Palestras;
- Sessões técnicas;
- Simpósios;
- além de sua tradicional área de Negócios, a Expo Qualidade de Vida, com serviços e produtos, inclusive, com um espaço dedicado a participação de startups do segmento – o Startup Experience –, sucesso em 2022, com a presença de inovadores em saúde, novamente estará presente este ano.
“Este ano o CBQV retoma seu formato integralmente presencial. Desejamos uma verdadeira interação ente as pessoas e a temática do evento é a novidade e o diferencial por sua atualidade, dissecada por especialistas e lideranças organizacionais”, ressaltou Santiago.
Eixos centrais
O 21º CBQV está estruturado em seis eixos centrais, que atendem a metodologia dos 4Cs – Conscientizar, Conhecer, Conectar e Compartilhar – do Movimento Gerar Bem-estar (MGBE) e contemplam a temática da qualidade de vida no trabalho nos seguintes aspectos:
- Práticas baseadas em evidências
- Tendências, Inovação e Tecnologia
- ESG e Sustentabilidade
- Cultura de Saúde, Políticas e Negócios
- Saúde Integral e Saúde Ocupacional
- Humanidade, Bem-estar e Felicidade
“Os eixos são o espelho dos desafios e expectativas da sociedade sobre a qualidade de vida. Precisamos considerar os impactos sobre todas as formas de trabalho, incluindo modelos precários de hoje, o impacto real da tecnologia e da inteligência artificial. Ressaltar, em uma sociedade intolerante, o valor da humanidade, da felicidade verdadeira e não material, o sentido do trabalho decorrente de um processo produtivo protetor da saúde e o papel inescapável das lideranças organizacionais”, explica o vice-presidente.
Além disso, o evento ainda terá uma Sessão Pôster, com apresentação de trabalhos relacionados aos eixos do Congresso, cuja proposta é expor cases de sucesso e pesquisas relacionadas ao mundo do trabalho e à saúde.
“Esta será uma forma estruturada de dar visibilidade ao que se bem faz por todo o país”, ressalta Santiago.
A participação é aberta a todos os profissionais e organizações. O regulamento e a orientações estão disponíveis para download na área de Documentos, na página do 21º CBQV.
Cursos
Também serão realizados sete cursos on-line, em tempo real, pré e pós-Congresso, nos dias 16, 21 e 22 de julho, que abordarão os temas:
- Curso 1 – 16/9 – 8h – Profissional de Avaliação e Manejo Prático da Sinistralidade em Saúde Suplementar – uma visão da empresa
- Curso 2 – 21/9 – 4h – Comunicação como ferramenta de engajamento nos programas de bem-estar e qualidade de vida
- Curso 3 – 21/9 – 4h – Precificação de serviços
- Curso 4 – 21/9 – 4h – internacional Saúde Mental Proativa
- Curso 5 – 22/9 – 4h – Indicadores, simples e complexos para programas de Qualidade de Vida
- Curso 6 – 22/9 – 4h – O desafio do engajamento: como usar os recursos do coaching em saúde e bem-estar nos programas de promoção de saúde no trabalho
- Curso 7 – 22/9 – 4h – Ergonomia aplicada à qualidade de vida no trabalho
As inscrições para os cursos devem ser feitas separadamente na página do evento.
Mais informações sobre o 21º Congresso Brasileiro de Qualidade a de Vida estão disponíveis no site do evento.
Sobre a ABQV
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1995, com o objetivo de estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Para atingir essa meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar os seus conhecimentos na área e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar.
Entre os seus principais objetivos, estão: promover a integração e o desenvolvimento de profissionais multidisciplinares; influenciar nos processos de transformações sociais e organizacionais em qualidade de vida; fomentar parcerias com outras entidades nacionais e internacionais, inclusive no âmbito governamental; desenvolver estudos e pesquisas balizadoras na área de qualidade de vida; promover encontros, seminários para reflexão e discussão de assuntos relacionados à qualidade de vida; divulgar informações de diferentes naturezas pertinentes à área de qualidade de vida, mostrando tendências, novidades, novos conceitos e práticas de mercado.