Votorantim Cimentos Avança em suas Metas de Descarbonização

Votorantim Cimentos Avança em suas Metas de Descarbonização
Unidade Rio Branco do Sul da Votorantim Cimentos

Empresa reduz emissão de CO2 com aumento do uso de combustíveis alternativos e de novos materiais em substituição ao clínquer na produção de cimento

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção de soluções sustentáveis, finalizou o ano de 2022 com resultados positivos em sua jornada de descarbonização. O resultado global de emissões da companhia foi de 579 kg de CO2 por tonelada de cimento produzido, uma redução de 3% na comparação com 2021. Entre 1990 e 2022, a Votorantim Cimentos reduziu as emissões de CO2 por tonelada de cimento produzido em 24%.

Em 2022, a taxa de substituição térmica da Votorantim Cimentos por meio do coprocessamento foi de 26,5%. O resultado reflete o aumento na utilização de combustíveis alternativos, principalmente resíduos e biomassas, que substituem o combustível fóssil nos fornos de produção de cimento. No ano anterior, a empresa obteve um percentual de 22,4% de substituição térmica e para 2030 a meta é atingir o índice de 53%.

Já a taxa de substituição de clínquer, que é o maior contribuinte da emissão de CO2 no processo produtivo de cimento, passou de 74,9% em 2021 para 73,9% em 2022. A meta para 2030 é chegar ao índice de 68% de fator clínquer, explorando cada vez mais alternativas em economia circular.

“O combate aos efeitos negativos das mudanças climáticas está no centro da nossa estratégia e representa nosso foco em competitividade e legado positivo para a sociedade. Continuamos trabalhando na otimização do nosso portfólio de produtos, explorando oportunidades em economia circular e desenvolvendo novas tecnologias. Os avanços nos índices registrados em 2022 reforçam o nosso compromisso e os esforços contínuos em relação à agenda de neutralidade de carbono”, afirma Álvaro Lorenz, diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto, Engenharia e Energia da Votorantim Cimentos.

Jornada de descarbonização – A estratégia de descarbonização da Votorantim Cimentos está pautada em quatro grandes pilares: o coprocessamento, que é a substituição do combustível fóssil nos fornos de produção do cimento por outros materiais, especialmente biomassas e resíduos; o uso de  cimentícios, que é a substituição do clínquer – o principal responsável pela emissão de CO2 no processo produtivo de cimento – por subprodutos vindos de outras indústrias; a eficiência energética e uso de fontes renováveis de energia, com hidrelétricas próprias e investimentos em energia solar e eólica; e o desenvolvimento de tecnologias, uso de processos inovadores, novos materiais, captura, uso e armazenamento de carbono, desmaterialização da cadeia de valor, parcerias com diversas entidades e academia para, cada vez mais, otimizar os recursos e reduzir a intensidade do carbono.

Em dezembro de 2022, a Votorantim Cimentos anunciou a nova meta de descarbonização para 2030, aprovada pelo Science Based Target initiative (SBTi), de 475 kg de CO2 por tonelada de cimento. A nova meta é 8,7% menor que a meta anunciada em seus Compromissos de Sustentabilidade para 2030, que era de 520 kg de CO2 por tonelada de cimento.

A Votorantim Cimentos foi reconhecida, no ano de 2022, pelo CDP como uma das melhores empresas avaliadas no Programa de Mudanças Climáticas 2022. Com a nota A-, pelo quinto ano consecutivo, a companhia foi a mais bem avaliada no Brasil, compondo também o grupo das quatro melhores cimenteiras no mundo. O CDP, uma organização internacional sem fins lucrativos, é referência na avaliação de ações sustentáveis que contribuem para o combate às mudanças climáticas. As notas refletem anualmente o nível de gestão climática das empresas, pontuando-as de D até A, por meio de uma metodologia transparente que abrange divulgação, conscientização, gestão e liderança. 

Mais informações sobre a estratégia de descarbonização da Votorantim Cimentos e avanços na agenda ESG no Relatório Integrado 2022, disponível em votorantimcimentos.com.br/relatorio-integrado.

Sobre a Votorantim Cimentos 

A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *