Vagão Cultural Conta História Ambiental para Crianças e Jovens com Deficiências Intelectuais por Meio da Arte do Teatro de Bonecos e Game com IA

Vagão Cultural Conta História Ambiental para Crianças e Jovens com Deficiências Intelectuais por Meio da Arte do Teatro de Bonecos e Game com IA

O projeto está em Curitiba visitando entidades como a APAE, que atendem crianças e adolescentes na modalidade educação especial e também o Instituto Incanto, que é voltado a jovens em situação vulnerável

Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio da magia do teatro de bonecos/fantoches e de um game com tecnologia de inteligência artificial. Esse é um dos principais objetivos do projeto “Vagão Cultural – As Aventuras de Nala”, apresentado pela Cia. Lamparina – Teatro de Bonecos de Minas Gerais, que até a quinta-feira 16/05 está em temporada na cidade de Curitiba, passando por instituições de ensino e assistência a crianças e jovens com deficiências intelectuais e em situação de vulnerabilidade social.

Aprovado pela Lei Rouanet e patrocinado pela empresa ExxonMobil, o Vagão Cultural é uma iniciativa da Cia. Lamparina, de Teatro de Bonecos de Minas Gerais, que leva o projeto para cidades em quatro estados, Rio de Janeiro – onde ocorreu a estréia do projeto há duas semanas; São Paulo, onde a companhia esteve na semana passada; Curitiba que agora recebe o projeto; e Goiânia, até o dia 31 de maio. “As Aventuras de Nala” é contada de forma educativa e seguindo a filosofia Ubuntu  – que resgata a essência de ser uma pessoa com consciência de que é parte de algo maior e coletivo. “As crianças se envolvem com a história de uma menina que vai em busca de seu barquinho de papel, perdido nas águas de um rio. Acompanhada pela bióloga Marina ela enfrenta desafios, encontrando pelo caminho seres sábios que a conduzem por uma jornada em que é ressaltada a importância de se preservar a natureza e todos os elementos que dela fazem parte”, explica a autora Joseane Nogueira, que também é fundadora da Cia. Lamparina.

A história, contada em apresentação de teatro de bonecos, manipulados por atores profissionais, aplicação de um game interativo, que reproduz os cenários da peça teatral e ainda uma oficina que ensina a criar bonecos fantoches, de forma artesanal, utilizando materiais sutentáveis, será levada para a Escola de Estimulação e Desenvolvimento (Cedae) – que faz parte da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e atende crianças de 0 a 5 anos de idade com deficiência intelectual; Pequeno Cotolengo – Dom Orione, escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial, Escola Luan Muller – APAE, que atende estudantes de 6 anos a 15 anos e 11 meses, na modalidade Educação Especial, além do Incanto- Instituto de Cultura Arte e Novas Tecnologias, que transforma a vida de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, por meio da arte, cultura, esportes, tecnologia, educação desenvolvimento comunitário.

As atividades nessas instituições serão voltadas a crianças e jovens atendidos por elas. “Será uma alegria levar a eles um misto de cultura e educação ambiental, pois esses elementos são cada vez mais necessários em um tempo no qual nosso planeta sofre pelas inconstâncias climáticas, provocadas pelo desrespeito a natureza”, comenta Joseane.

O game – Para além das apresentações teatrais, o projeto leva a história de Nala também para dentro de um moderno game. “O jogo reproduz os mesmos cenários observados no teatro de bonecos e desafia os participantes a ir desvendando situações que os levam a ir mudando de níveis no game, e precisam percorrer três fases para cinclui-lo”, narra a produtora cultural pontuando que a mensagem voltada a importância do meio ambiente é reforçada no game.

Oficina – Completa o projeto uma oficina de artesanato que ensina o público a construir bonecos como os que são utilizados nos espetáculos da companhia. A história da viagem da personagem Nala também é explorada em oficinas de artesanato manual, nas quais participantes são ensinados a construir bonecos/fantoches, utilizando materiais recicláveis. Na oficina é possível aprender a criar um/a boneco/a artesanal decorativo ou de manipulação, utilizando garrafas PET como matéria-prima e ferramentas de uso doméstico.

Sobre a Cia Lamparina – Fundada em 2012, a Cia. Lamparina destaca-se como pioneira em Teatro de Animação em Ouro Preto. Formada por artistas/educadores graduados em Artes Cênicas pela UFOP, o grupo combina pesquisa histórica e patrimonial com espetáculos infantis e de rua, gratuitos. Seus trabalhos visam popularizar o Teatro de Bonecos, promovendo a educação patrimonial de forma acessível. Com essa abordagem inovadora, a companhia se destaca no cenário cultural, envolvendo a comunidade em reflexões sobre identidade e história de Minas Gerais.


SERVIÇO

Projeto Vagão Cultural – Uma Viagem Ambiental, apresenta:

“As Aventuras de Nala” – Temporada Curitiba/Paraná.

Apresentações, game e oficina serão realizados para alunos atendidos pelas instituições.

Temporda de Curitiba (13 a 16 de Maio)

16/05

Incanto- Instituto de Cultura Arte e Novas Tecnologias 

(Bairro Santa Quitéria)

14:00 – Apresentação Teatro Bonecos

Informações (whatsapp da Cia Lamparina): 31 9257 8551

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *