Setor de Nutrição Animal e Processamento de Grãos Investe em Tecnologias para Diminuir o Impacto no Meio Ambiente.

Setor de Nutrição Animal e Processamento de Grãos Investe em Tecnologias para Diminuir o Impacto no Meio Ambiente.

Mais de 150 empresas do Brasil e do exterior participam da VICTAM LatAm, evento que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até quarta-feira (5)

Em meio à discussão sobre o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR), estratégia cujo objetivo é tornar a Europa neutra em emissões de gases de efeito estufa até 2050, a Victam LatAm viabilizou, em São Paulo, um encontro entre produtores agrícolas e processadores de reação animal e desenvolvedores de soluções em tecnologia, equipamentos e serviços para o setor em toda a América Latina.

O evento reúne empresas de diversos países que percebem no Brasil um importante potencial de crescimento, com ênfase no que se refere à adoção de equipamentos e processos mais afinados com as exigências sustentáveis dos mercados internacionais, especialmente no que se refere à redução da pegada ecológica do uso da terra e ao incentivo do consumo de produtos provenientes de cadeias de valor livres de desmatamento e com rastreabilidade. 

“Participamos das edições da VICTAM realizadas na Holanda, Tailândia e Turquia e estamos agora no Brasil porque entendemos que é um mercado enorme do qual queremos participar”, disse o diretor de vendas da Forberg, Vladimir Jozim. A empresa é referência na produção de equipamentos como misturadores, secadores, aquecedores, entre outros. “Em dois dias de evento conseguimos contatos sólidos com empresas locais que se interessaram por nossa linha de produtos”, avaliou.

Outra empresa que destaca a qualificação da visitação da VICTAM LatAm é a Atias Química, empresa dedicada à produção de aditivos para rações animais. “Recebemos aqui em nosso estande interessados em saber mais sobre a variedade de aditivos que produzimos e percebemos que o mercado, em geral, está aquecido, em busca de soluções mais modernas para seus produtos. O evento é produtivo no sentido de fomentar a interação entre empresas de todo o mundo da cadeia de processamento de grãos e ração animal”. 

Inovação e simplicidade é a base da solução criada pelo Insect Engineers, empresa holandesa que desenvolve, constrói e fornece máquinas e sistemas climáticos para a criação global de mosca-soldado negra em escala comercial. “Trata-se de um novo conceito de cultivo vertical altamente eficiente. As larvas são cultivadas em racks ZOEM e servem o processamento de ração e alimentação de gado e também na psicultura”, comentou o CEO da Insect Engineers, Bob Holtermans.

Em termos de novidades em equipamentos, a Becker Metalúrgica Industrial levou ao evento o Misturador Horizontal, de alta tecnologia em mistura com pás em eixo simples ou duplo, que apresenta tempo reduzido de mistura e sistema para adição de líquidos conforme o projeto. 

E, ainda, o Moinho de Martelos com alimentador automático para aumentar a capacidade de moagem, moinhos de 1 a 60 t/h, filtro e plenamente para potencializar a eficiência. Segundo o diretor comercial da empresa, Antônio Carlos de Campos, que já visitou eventos VICTAM em outros países, a versão latino-americana é interessante por ser focado em um nicho específico. “É importante para o mercado local o acesso ao conhecimento e às tecnologias que esse evento movimenta mundialmente, conferindo competitividade à cadeia de valor”, afirmou o executivo.

Com sede em MARAU-RS, a Paraná Industrial atua na fabricação e comercialização de máquinas e equipamentos e apresentou a linha completa durante a VICTAM LatAm 2023. Entre os destaques, a empresa apresentou o Elevador de Canecas Autolimpante, com pé desenhado para facilitar  e melhorar a carga de produto, garantindo redução na retenção de resíduos por causa da pouca distância entre canecas e fundo. 

O engenheiro de produção da empresa, Rodrigo Volpato, afirmou que a participação da empresa no evento tem sido interessante e que já existe a intenção da participação em um espaço  ainda maior na próxima edição. “Já conhecia eventos da VICTAM e acredito que nossa participação esteja sendo de grande proveito nesta primeira edição latino-americana”, completou.

O evento conta com cerca de 10.000 m2 de área de exposição, onde mais 150 empresas nacionais e internacionais, que representam cerca de 250 marcas, como Buhler, AGI, Evonik, Van Aarsen, Ferraz Máquinas, Kahl, Vantec, Equitec, apresentarão suas soluções e tecnologias de ponta. 

CONGRESSO E CONFERÊNCIAS

O processo de secagem e resfriamento de ração animal, seja PET ou aquático foi o tema que deu início à manhã do segundo dia de conferências da VICTAM LatAm 2023. organizado pela Perendale, a Conferência de Extrusão – PET Food e Aqua Feed, recebeu o especialista em tecnologia de processos da Wenger, Keith Erdley, e o especialista em extrusão da Wenger do Brasil, Ed de Souza, que abordou as necessidades e demandas do mercado de nutrição animal e o impacto disso nos processos de extrusão visando o melhor resultado. 

O evento abriu espaço também para a discussão sobre segurança alimentar voltada à nutrição animal, desde os desafios da cadeia produtiva para verificar e reduzir níveis de contaminantes, até a relevância do tema para a saúde e a competitividade. Quem conduziu a conversa foi Robert Strathma, do Famsun Group. A edição do dia foi encerrada com discussões sobre revestimento de ração para animais de estimação e debates.

Em paralelo, o congresso IFCT, organizado pela University of Wageningen, reuniu um time de professores e doutores que ofereceram aos visitantes um overview do mercado de nutrição animal europeu e sul-americano, com foco em suínos, aves e gado de leite.

O professor Leo den Hartog falou sobre os desafios da Europa Ocidental na busca da produção sustentável da nutrição animal. Para ele, investimentos em inovação tecnológica são chave para a redução das emissões, a busca da produção de proteínas alternativas a animal, melhor uso de insumos e redução de resíduos. O professor Horacio Rostagno complementou esse mesmo tema, abordando sobre os mais recentes desenvolvimentos na alimentação de suínos e aves.

No mesmo painel, o professor titular de bovinos de leite da Universidade da República Uruguaia, Pablo Chilibroste, abordou os principais desafios para a indústria de gado leiteiro na América do Sul. 

Ele destacou o crescimento dinâmico da produção leiteira brasileira, seguida pela do Uruguai, em termos mundiais, e a competitividade obtida por esses países devido ao baixo custo produtivo. Entre os principais desafios para o segmento, Chilibroste elencou a questão ambiental, com ênfase na necessidade de sistemas que possam reduzir a emissão de gases efeito estufa, o uso da tecnologia para garantir a saúde, produtividade e o bem-estar animal e a atenção ao capital humano, a nova geração de pecuaristas com outras perspectivas de vida, que passa a lidar com uma nova geração de consumidores. 

O especialista sinalizou que a América do Sul pode ter um papel de liderança mundial no setor, devido às excelentes condições naturais, porém, reforçou a necessidade de desenvolver sistemas de garantia para o produto, da implantação de conectividade e integração através da tecnologia e da importância do desenvolvimento social nas regiões produtoras.    

PARCERIAS

Em paralelo à VICTAM LatAm 2023, será realizado o GRAPAS LatAm, evento dedicado à moagem e ao processamento de grãos, arroz, soja e farinhas. Na versão latino-americana, a VICTAM faz parceria com a associação norte-americana de processamento e manuseio de grãos GEAPS (Grain Elevator and Processing Society), que lança seu evento em um espaço compartilhado com VICTAM e GRAPAS. Juntos, os três eventos formam a plataforma ideal para as indústrias de nutrição animal e processamento de grãos na América Latina.

Além disso, a VICTAM LatAm conta também com parcerias de associações brasileiras, como a ABIAM – Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos, ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, ABRA – Associação Brasileira de Reciclagem Animal, AQUABIO- Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática e Peixes BR – Associação Brasileira da Piscicultura, sem falar de parceiros internacionais, como GMP+, Misset, Perendale, RTRS, University of Wageningen e WPSA.

O congresso VICTAM LatAm 2023 segue até o dia 5 de outubro. Para conhecer o programa completo, clique aqui.

Serviço: VICTAM LATAM 2023

Quando: de 3 a 5 de outubro.

Local: Expo Center Norte – pavilhão vermelho – São Paulo/SP.

Horários: Conferências e Seminários: de 9h às 16h – Exposição: de 12h às 19h.

Informações: Clique aqui.

Inscrições: Clique aqui.

Sobre a VICTAM:

Os eventos Victam são de propriedade da Fundação Victam, que é uma organização holandesa sem fins lucrativos datada de 1964. O objetivo da Fundação é fornecer apoio financeiro para projetos inovadores a candidatos sem fins lucrativos, como institutos, universidades e faculdades. Além disso, a concessão de bolsas individuais. A Fundação busca contribuições positivas para o desenvolvimento tecnológico de setores industriais na moagem de grãos e outras matérias-primas no sentido mais amplo da palavra e na produção de ração animal e alimentos para humanos. Em 1965, a primeira exposição Victam foi organizada em Utrecht, na Holanda. O primeiro evento em Bangkok, na Tailândia, foi lançado em 1994 e em Istambul, na Turquia, em 2021. Saiba mais: clique aqui 

Sobre a Interlink Exhibitions:

A equipe da Interlink Exhibitions possui mais de 25 anos de experiência na organização de eventos e congressos técnicos e de negócios no Brasil, América do Sul e no mundo. A empresa atua na concepção, gestão e realização de eventos B2B de alta qualidade para comunidades com foco em networking, geração de negócios e crescimento sustentável de empresas e mercados, e atua como parceira genuína da indústria em vários setores. Saiba mais: clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *