Semana do Lixo Zero em Foz do Iguaçu Reúne Professores para Encerramento de Curso sobre Gestão de Resíduos Orgânicos

Iniciativa da Prefeitura de Foz do Iguaçu, que proporcionou a instalação de 30 biodigestores em vários órgãos municipais, contribui para reduzir a quantidade de resíduos orgânicos enviados para aterros sanitários e a emissão de gases de efeito estufa, além de promover a educação multidisciplinar nas escolas locais
A secretaria de meio ambiente de Foz do Iguaçu reuniu professores da rede pública, no dia 31 de outubro, para o encerramento das atividades da Semana Lixo Zero Municipal, com a realização da etapa presencial do curso EAD Jornada Sustentável HomeBiogas. Esse encontro contou com a presença de representantes das 30 escolas municipais que receberam biodigestores durante o ano.
O curso proporcionou uma jornada imersiva no mundo da gestão de resíduos, biodigestão, biogás, biofertilizantes e seus benefícios sustentáveis, com o objetivo de fornecer conhecimentos práticos e teóricos sobre o assunto, que capacita os usuários a compreenderem e utilizarem o biodigestor como uma ferramenta de ensino e sustentabilidade.
Com a instalação de 30 equipamentos, só no ano de 2023 em instituições de administração pública, associações comunitárias e escolas municipais de Foz do Iguaçú, a prefeitura visa ampliar o Programa de gestão Integrada de Resíduos almejando a gestão de resíduos orgânicos em todo território municipal.
A educação ambiental em Foz é uma das principais ferramentas para a conscientização da população e a promoção de práticas mais sustentáveis no município. A cidade já tem diversas iniciativas voltadas para a promoção do desenvolvimento sustentável, como a semana do Lixo Zero e as instalações dos biodigestores, que fazem parte desse projeto.
Os 30 HomeBiogas 7.0 juntos, são capazes de produzir aproximadamente o equivalente a 900 botijões de 13 Kg de gás (GLP) por ano. Além de promover a economia circular, gerindo os resíduos orgânicos e produzindo até 328.500 litros de fertilizante líquido natural, e permitir a economia financeira na redução na compra de gás de energia não renovável. Dessa forma, a cidade está contribuindo com 13 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 da ONU e contribui positivamente para vários indicadores do ESG.
Os resultados obtidos com a operação das 30 unidades, até o mês de maio de 2023, apontam que foram desviadas, 18.525 toneladas de resíduos orgânicos do aterro sanitário, gerando cerca de 18.525 litros de biofertilizante e o equivalente a 171 botijões de 13 kg de gás GLP, o que dá o 5,7 botijões por unidade. Além disso, a operação dos 30 biodigestores evitou também que muitas sacolas plásticas chegassem ao aterro, deslocados pelos caminhões movidos a combustível fóssil e redução da emissão de 348 kg. de CO2 na atmosfera.
A Secretaria do Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, Angela Neira comentou sobre a importância do projeto. “Com a implantação dos biodigestores HomeBiogas, estamos fortalecendo a causa da sustentabilidade ambiental, mitigando os efeitos adversos no meio ambiente e fomentando a promoção da conscientização ecológica nas instituições de ensino. Esta é uma solução que, pela sua simplicidade e eficácia, se mostra altamente otimizada para adoção universal”.
O biodigestor da HomeBiogas é reconhecido internacionalmente, com uma presença sólida abrangendo os seis continentes, e tem demonstrado seu impacto no Brasil desde 2018. “Estamos profundamente agradecidos e satisfeitos com nossa colaboração com a cidade de Foz do Iguaçu, que está contribuindo positivamente para a saúde pública e o meio ambiente. Nosso compromisso é estimular outras empresas e entidades governamentais a perceberem a urgência dessas questões e a se unirem a nós para agilizar e garantir a implementação desse processo com eficiência e segurança, aos poucos garantindo um futuro melhor, com ações que estão ao nosso alcance”, afirma Leandro Toledano, CEO da BioMovement, empresa exclusiva de distribuição dessa tecnologia no país.
Sobre HomeBiogas
O HomeBiogas, uma tecnologia de origem israelense, tem ganhado destaque no Brasil desde sua chegada em 2018, distribuído pela BioMovement. Este biodigestor autônomo converte resíduos orgânicos em biogás para cozinhar e em fertilizante líquido, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa e os custos com aterros sanitários. A instalação é simples, e o sistema pode ser escalonado para atender diferentes necessidades.
Ao adotar o HomeBiogas, você contribui diretamente com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e atende a diversos indicadores ESG, promovendo um mundo mais equitativo e consciente. A BioMovement está empenhada em tornar essa solução sustentável acessível a um número cada vez maior de pessoas, impulsionando a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.