Palestra de Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos
Animais peçonhentos são reconhecidos como aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Os principais animais peçonhentos que causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes, de escorpiões, de aranhas, de lepidópteros (mariposas e suas larvas), de himenópteros (abelhas, formigas e vespas), de coleópteros (besouros), de quilópodes (lacraias), de peixes, de cnidários (águas-vivas e caravelas), entre outros. Os animais peçonhentos de interesse em saúde pública podem ser definidos como aqueles que causam acidentes classificados pelos médicos como moderados ou graves.
O Brasil tem uma grande área territorial, abriga uma das mais belas e completas espécies de animais do mundo. Nossa biodiversidade é poderosa quando o assunto é peçonha e/ou veneno.
Por isso, são grandes as incidências de acidentes com animais peçonhentos. Nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste observa-se um aumento do número de acidentes no período de setembro a março. Na Região Nordeste, os acidentes aumentam de janeiro a maio e na Região Norte, não há uma sazonalidade marcante, ocorrendo acidentes uniformemente durante todo o ano.
Ocorrem em média 20.000 acidentes ofídicos notificados por ano, a ocorrência desses acidentes está, em geral, relacionada a fatores climáticos e ao aumento da atividade humana de lazer ou trabalho no campo. Já os acidentes com aracnídeos (aranhas e escorpiões) registram mais de 13.000 casos ao ano. Estes acidentes ocorrem, pois estes animais deixaram de viver na natureza para viver em contato conosco devido a procura de abrigo e alimento.
Para identificarmos e prevenirmos estes acidentes, o Programa Território Animal abriu inscrições para Palestra de Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos.
O objetivo do evento é a capacitação e atualização de estudantes e profissionais da área de saúde e meio ambiente, escoteiros e operários de empresas que atuam em áreas de aparecimento destes animais. Além de sensibilizar para a importância destes animais para controle populacional e perpetuação das espécies na natureza através de agentes multiplicadores ambientais.
Conteúdo Programático:
- Diferença entre Animais Venenosos e Peçonhentos;
- Biologia dos Peçonhentos;
- Ofidísmo;
- Araneísmo;
- Principais espécies de interesse médico;
- Identificação de Serpentes;
- Identificação de Aracnídeos;
- Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos;
- Primeiros Socorros;
- Contenção Física.
Carga Horária: 2H
Interessou? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!