O Verde Impulsiona a Inteligência: Estímulos da Natureza Podem ser Aliados da Educação Durante a Infância

O Verde Impulsiona a Inteligência: Estímulos da Natureza Podem ser Aliados da Educação Durante a Infância

Psicologia Ambiental é uma estratégia para retomar o contato das crianças com o ar livre, estimulando sua criatividade, curiosidade e capacidade cognitiva

A natureza é um dos ambientes mais ricos em estímulos para o desenvolvimento infantil. No entanto, até esse espaço tão vasto parece ser pouco para as crianças, que passam mais tempo dentro de casa, em frente a telas digitais. É o que mostra um estudo da agência OnePoll, que identificou que apenas 27% dos pequenos brincam ao ar livre atualmente.

Com a missão de mitigar esse comportamento, os conceitos da Psicologia Ambiental têm se debruçado sobre a relação entre natureza e criatividade, destacando como a exposição a ambientes como este pode estimular a imaginação, a exploração e a resolução de problemas de forma lúdica e sensorial. Pesquisas demonstram que o mínimo de contato com a natureza pode desencadear diversos impactos positivos no desenvolvimento emocional, social, físico e cognitivo das crianças. 

Caroline Gaudio, diretora do Aruanã Acampamentos e Eventos, defende a exposição a áreas verdes como um processo integrado à educação. “Além dos benefícios psicológicos, como a redução do estresse e o aumento da concentração, o contato com a natureza pode promover o desenvolvimento da empatia, da autoestima e da autoconfiança, pois as brincadeiras estimulam que elas testem seus limites, aprendam com os erros e criem o senso de autodescoberta enquanto se aventuram.”

Localizado em Embu-Guaçu/SP, o Aruanã é um acampamento educativo e espaço para eventos que recebe majoritariamente grupos de escolas e estudantes durante o período de férias. Há mais de 30 anos, sua missão é proporcionar momentos de diversão para os jovens e estimular a desconexão de celulares, tablets e computadores. Por isso, cada programa é cuidadosamente planejado para oferecer experiências imersivas ao ar livre, criando um verdadeiro playground em áreas ambientais.

A estratégia de incentivar o “verde inteligente” já é uma discussão norteadora de políticas públicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças acima dos cinco anos e adolescentes devem dedicar pelo menos 60 minutos diários a atividades físicas, com níveis moderados a vigorosos. Seja em parques, jardins, trilhas ou acampamentos, é preciso que pais e educadores entendam o acesso regular à natureza como uma ferramenta contra um mundo cada vez mais urbanizado e digital.

“Os espaços verdes são os locais mais inteligentes em que as crianças podem dedicar suas horas, pois são uma oportunidade de absorver experiências, movimentar-se em áreas desconhecidas, interagir com a fauna e a flora e descobrir a magia e os desafios do ambiente natural. No Aruanã, nós trazemos essas vivências de forma lúdica de acordo com a realidade das crianças, prezando pela saúde e bem-estar nessa fase tão importante do desenvolvimento humano”, conclui Gaudio.

Sobre o Aruanã Acampamentos e Eventos:

Localizado em Embu-Guaçu/SP, a apenas 35 km da Marginal Pinheiros, o Aruanã Acampamentos e Eventos é um espaço rodeado pelo coração da Mata Atlântica que recebe grupos de escolas, empresas, famílias e igrejas para hospedagem, acampamentos e eventos corporativos e sociais. Com mais de 30 anos de experiência, sua missão é proporcionar momentos de diversão, aprendizado e contato com a natureza para crianças, jovens e adultos, prezando pela sustentabilidade e desconexão com as telas digitais. Site: https://aruana.com.br/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *