Meio Ambiente em Pauta: Discussões Alertam para a Importância do Ensino em Sala de Aula 

Meio Ambiente em Pauta: Discussões Alertam para a Importância do Ensino em Sala de Aula 

Docentes precisam estar atentos na condução das explicações sobre mudanças climáticas e, consequentemente, dos cuidados com a natureza

Nos últimos dias, pautas relacionadas ao meio ambiente não param de aparecer. No dia 5 de junho, comemorou-se o Dia do Meio Ambiente. E na mesma data, o Governo Federal aprovou o decreto nº 12.044, que institui a Estratégia Nacional de Bioeconomia. A bioeconomia é um conceito que trata da relação entre economia e meio ambiente há quase 50 anos, investigando o modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos.  

No entanto, essa área vem recebendo maior atenção nos últimos anos, pois trata-se do desenvolvimento de um mercado mais sustentável. Assim, se a indústria já vem buscando mudar o curso das mudanças climáticas que têm causado tragédias em todo o mundo, a exemplo das inundações recentes no Rio Grande do Sul, os educadores precisam se preparar para abordar com mais profundidade a importância do cuidado com a natureza e com o meio ambiente dentro da sala de aula.  

Juliana Storniolo, diretora da FourC Learning, projeto voltado para o desenvolvimento profissional de educadores e de gestores, analisa a importância de trazer à tona discussões relacionadas aos conteúdos veiculados na imprensa e introduzir o letramento midiático dos jovens, contribuindo com a interpretação dos fatos pelo conhecimento técnico. “É preciso desenvolver a leitura crítica das mídias no sentido amplo, ou seja, selecionar o que iremos ‘ingerir’”, destaca Juliana. 

Ainda tratando de conhecimento técnico, o professor de geografia da FourC Bilingual Academy e da FourC Learning, Rodrigo Rafacho, ressalta que é importante explicitar aos alunos os fenômenos que levam a determinadas situações, que podem acarretar tragédias.  

Ele explica, como exemplo, os fenômenos que resultaram nas inundações do Rio Grande do Sul. “De alguns anos para cá, é possível notar que a distribuição de chuvas ao longo dos meses do ano não está ocorrendo de maneira equilibrada. Isso é resultado de alguns fenômenos atmosféricos que estamos vivenciando, provocados pelas alterações química e física da nossa atmosfera, mas também pelo chamado “El Ninõ”, responsável por provocar uma mudança na temperatura média das águas no Oceano Pacífico”, explica o professor. 

FourC Learning – Criada a partir da expertise da FouC Bilingual Academy, escola bilíngue com 15 anos no mercado, a FourC Learning nasceu da necessidade de compartilhar métodos e conhecimentos educacionais por meio de cursos e projetos voltados ao aprimoramento e desenvolvimento de gestores e educadores. O projeto oferece desenvolvimento profissional a partir de formações e consultorias personalizadas para grupos ou escolas, disseminando as práticas aplicadas na FourC Bilingual Academy para além dos muros da escola, pensando nas necessidades específicas de cada instituição. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *