Educação Ambiental: Qual a Importância Desse Tema Para a Sociedade?

Educação Ambiental: Qual a Importância Desse Tema Para a Sociedade?

Dentre variadas vertentes, a educação ambiental mostra-se como uma das principais para o desenvolvimento, não apenas da sociedade, mas de um planeta mais responsável e sustentável. Estabelecida pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, a Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). De acordo com a lei, a educação ambiental engloba os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. 

A participação tanto do poder público como da iniciativa privada são fundamentais para ampliar a abrangência da educação ambiental e promover a cultura da sustentabilidade em nosso país. A colaboração das entidades que atuam no setor faz toda diferença. Elas são multiplicadoras da mensagem sobre a importância e cuidado com meio ambiente.   

Ainda no período escolar, crianças e jovens aprendem a lidar com problemáticas ambientais realizando atividades interativas, que resultam no estímulo da criatividade e consciência de sustentabilidade. Com isso, é possível inserir de forma participativa, democrática e humanista as questões ambientais do país. Além disso, proporciona o desenvolvimento e compreensão, garantindo o acesso às informações para fortalecer o pensamento crítico sobre a temática.  

A educação ambiental aplicada de forma ampla traz um enorme potencial, pois estimula a mudança de comportamento da população, aumenta a consciência sobre o impacto de nossas atitudes no meio ambiente e permite a construção de um planeta mais sustentável. 

*Sergio de Carvalho Mauricio — Presidente executivo da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos 

Sobre a ABREE: 

Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 58 associados que representam 189 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *