Dia Mundial do Meio Ambiente: Estratégia para Mitigar Impactos Ambientais deve ter Prioridade nas Empresas

Redução de emissão de CO2, compensação de embalagens e recolhimento de resíduos estão entre as iniciativas adotadas por empresas como a Japan Tobacco International (JTI)
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a conscientização sobre a importância de as empresas adotarem e investirem em iniciativas que mitiguem os impactos de suas ações no meio ambiente torna-se ainda mais relevante. A conscientização sobre a preservação dos recursos naturais e a busca por práticas sustentáveis tornaram-se fundamentais na agenda corporativa global.
A Japan Tobacco International (JTI) se apresenta como uma empresa comprometida com a redução do impacto ambiental em suas operações. Com metas e prioridades globais bem estabelecidas, a JTI obteve avanços significativos em 2023, refletindo seu compromisso em promover práticas sustentáveis.
“A JTI leva a sério o compromisso em reduzir o impacto ambiental. Trabalhamos continuamente para alcançar nossas metas de sustentabilidade. A conquista da certificação Nature Positive e do selo Eureciclo refletem nosso compromisso em ser uma empresa ambientalmente responsável”, afirma Marco Silva, gerente de ESG.
Uma das iniciativas de destaque da JTI foi a conversão de 90% da frota de automóveis da JTI Processadora para utilizar etanol como forma de combustível em 2023, evitando a emissão de 1.289 tCO2e na atmosfera. Com planos de atingir 100% da frota movida a etanol até 2025, a empresa visa neutralizar suas emissões de CO2 e tornar suas operações neutras em carbono até 2030.
Além disso, a JTI compensou mais de 791.682 toneladas de embalagens no último ano, aumentando a compensação de reciclagem de resíduos gerados, tornando-se apta a usar o selo Eureciclo. Essa prática viabiliza a coleta e restituição de resíduos sólidos para reaproveitamento em ciclos produtivos, evitando a degradação do solo e a contaminação da água.
A empresa também promove a conscientização para o descarte correto das bitucas de cigarro, com o projeto em parceria com a Poiato Recicla, que já recolheu mais de 1.370.063 bitucas desde o seu início. Oficinas gratuitas ensinam o processo de reciclagem desse material, contribuindo para a preservação do meio ambiente e gerando oportunidades de renda para artesãos locais.
“A JTI reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, demonstrando que é possível conciliar o sucesso empresarial com a responsabilidade socioambiental. A empresa está empenhada em continuar implementando práticas sustentáveis e contribuindo para um futuro mais verde e equilibrado”, destaca Silva.