Dia Mundial da Reciclagem: Em Meio ao Desconhecimento dos Brasileiros sobre Economia Circular, CHEP Promove o Uso e Descarte Correto de Produtos

Dia Mundial da Reciclagem: Em Meio ao Desconhecimento dos Brasileiros sobre Economia Circular, CHEP Promove o Uso e Descarte Correto de Produtos

Vídeo lançado pela empresa mostra o ciclo de vida de produtos que consumidores usam diariamente e como podem aproveitá-los melhor para durarem mais

Depois da Argentina, o Brasil é o segundo país onde mais pessoas declararam desconhecer completamente o termo “economia circular”, segundo um levantamento feito na América Latina ano passado pela CHEP, empresa global de logística sustentável e soluções para transformar a cadeia de abastecimento. A recente catástrofe no Rio Grande do Sul trouxe à tona a urgência desse tema. Hoje (17), no Dia Mundial da Reciclagem, a CHEP promove em um vídeo didático a importância de se entender o ciclo de vida dos produtos comercializados e consumidos pela população.

O levantamento realizado pela CHEP revela que constatou que a maioria dos entrevistados associa a economia circular principalmente à reciclagem e à reutilização. 25% das pessoas conhecem pouco sobre o assunto e apenas 35% relacionam a economia circular com seus conceitos teóricos de aproveitamento do valor dos recursos em modelos econômicos de produção e consumo. E compartilhar bens ou serviços é o princípio que as pessoas da região consideram menos importante. Este cenário destaca uma grande oportunidade educacional, uma vez que a maioria das pessoas entrevistadas demonstrou conhecimento limitado sobre os princípios mais amplos da economia circular.

A CHEP estabeleceu uma meta global ambiciosa de impactar um milhão de pessoas no contexto da economia circular. Uma das iniciativas-chave é o sistema de pooling de paletes, no qual as plataformas de madeira são compartilhadas e reaproveitadas, resultando na redução das emissões de carbono na cadeia logística e na diminuição do uso de madeira, evitando o corte de milhares de árvores e reduzindo o descarte de resíduos.

Como funciona o pooling de paletes

O sistema de pooling gira em torno do aluguel do serviço de uso, reparo e transporte de paletes. Os produtos são transportados para os centros de distribuição dos atacadistas, ou varejistas em paletes da CHEP e permanecem lá até serem retirados pela própria companhia, que gerencia todo o processo logístico e operação dos parceiros de transporte.

Isso otimiza o espaço nos centros de distribuição e agiliza o processo para os distribuidores, enquanto os paletes são inspecionados e retornam ao início da cadeia de distribuição, promovendo a eficiência e a sustentabilidade.

Além disso, os paletes da CHEP são projetados com tecnologia que garante uma durabilidade maior em comparação com os paletes tradicionais.

A reciclagem no Brasil

Há um ano, em matéria do Jornal Nacional, foi apontado que 96% dos resíduos produzidos no Brasil não são reaproveitados e, em 2022, o país reciclou apenas 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos gerados. Além disso, de acordo com a Agência Brasil, 40% dos resíduos são destinados a aterros sanitários ou lixões a céu aberto, o que colabora na contaminação do meio ambiente.

Já no México, outro país da América Latina de atuação da CHEP, pouco mais de 120 mil toneladas de resíduos sólidos são geradas todos os dias, das quais 106 mil são coletadas. Ou seja, 88,6% do total de resíduos gerados. Superando o Brasil, o México é líder em reciclagem de plásticos (59%) na América Latina e ocupa o terceiro lugar no mundo, atrás apenas da Alemanha (95%) e da China (70%).

Ciclo de vida dos produtos

vídeo produzido pela CHEP explica como funciona o ciclo de um produto, neste caso um aparelho celular, desde o início da produção nas fábricas até o momento em que o dispositivo é substituído por outro. O descarte incorreto do produto, uma vez que termine sua vida útil, gera grande impacto negativo no meio ambiente por conta de componentes químicos nocivos para a água e o solo.

A solução para este problema está na adoção da economia circular, tema também de outro conteúdo produzido pela CHEP, que tem como objetivo promover o melhor uso dos recursos. A ideia é não gerar resíduos em todo o ciclo do produto – desenho, matéria-prima, produção, embalagem, transporte, ponto de venda, uso e a reutilização/reciclagem e reintegração –, facilitando que os produtos não se tornem resíduos, mas que retornem à economia, reutilizando os materiais desse produto continuamente.

Para saber mais sobre a pesquisa e o site Planeta Circular, visite www.chep.com/br/pt-br/sustainability/circular-planet/circular-planet.

Assista a esse e outros vídeos educativos e junte-se à CHEP nessa jornada em prol da sustentabilidade e da economia circular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *