Dia do Educador: E-book com Atividades Pedagógicas é Opção para Trabalhar Educação Ambiental em Sala de Aula

Dia do Educador: E-book com Atividades Pedagógicas é Opção para Trabalhar Educação Ambiental em Sala de Aula

Mercur, indústria gaúcha, disponibiliza material para educadores com atividades lúdicas e educativas sobre os biomas brasileiros

No dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Educador e do Educador Ambiental. Hoje, enfrentamos sérios problemas ambientais como mudanças climáticas, poluição e diminuição da biodiversidade. É fundamental reconhecer o papel dos profissionais da educação que estão presentes na formação de crianças e adolescentes. A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, tem focado sua gestão na construção de relacionamentos que valorizam a vida para viabilizar o futuro e oferecer soluções que impulsionam o potencial humano e regeneram o planeta.  

Pensando nisso, em 2022, a empresa cocriou com uma rede de educadores e organizações ambientalistas o seu primeiro programa de educação ambiental: Biomas do Brasil. Com o objetivo de promover o cuidado e a preservação dos biomas brasileiros, compartilha por meio de uma plataforma digital conhecimento e práticas na relação com a natureza. O programa conta com uma curadoria de vídeos, áudios, fotos, jogos pedagógicos e atividades interativas disponíveis de forma gratuita em mercur.com.br/biomas.  

A empresa acredita em uma educação transformadora, emancipadora e que pode oportunizar caminhos para que as diferentes realidades contribuam para a criação de um mundo de um jeito bom pra todo o mundo. “Como educadores temos a oportunidade diária de provocar crianças e adolescentes a pensarem sobre sua própria ação no mundo. Portanto, temos essa responsabilidade e oportunidade de ocupar esse espaço importante no processo formativo”, comenta Márcia Murillo, Pedagoga da Mercur.  

Para ampliar as conexões e o cuidado com o meio ambiente, a Mercur oferece, agora, aos educadores da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos iniciais e finais – o e-book Programa Biomas do Brasil. O livro, disponível gratuitamente, segue as premissas do programa e foi desenvolvido por profissionais da Pedagogia, com o intuito de trazer novas abordagens sobre o tema para uso em sala de aula. São jogos e atividades escolares que podem ser aplicadas na íntegra ou adaptadas, com sugestões e habilidades a serem desenvolvidas conforme a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.  

“O e-book é um material produzido por e para educadores, com muitas propostas de atividades, jogos, filmes e leituras para que possam ampliar as abordagens junto às diferentes fases de desenvolvimento de crianças e jovens. Dessa forma poderá contribuir no cuidado e na preservação sobre a fauna e flora brasileira e, assim, tornar o dia a dia mais sustentável”, explica Angélica Jappe, que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Educação na Mercur.  

Vinculado ao programa, a Mercur lançou recentemente a Borracha Termoplástica Biomas que apresenta 65% de matérias-primas renováveis naturais. Elas compõem as outras borrachas do programa produzidas com borracha natural que trazem 18 ilustrações de animais que vivem em cada bioma, representados por um desconhecido ou pouco conhecido, um ameaçado de extinção e outro mais popular. Cada borracha contém, além da imagem, um QR Code que leva ao site do programa. Dessa forma, fomenta a ampliação do aprendizado dos biomas como sistemas do meio ambiente que abrangem a biodiversidade de espécies da fauna e flora.  

Para conhecer mais do Programa Biomas do Brasil acesse www.mercur.com.br/biomas. O e-book está disponível em https://mercur.com.br/projeto/biomas/atividades-ludicas/#formulario-ebook 

Sobre a Mercur  

A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate governance). Possui aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e dar mais agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *