Da Preocupação à Ação: Nova Pesquisa Revela que os Consumidores Priorizam as Florestas em Compras Sustentáveis

Da Preocupação à Ação: Nova Pesquisa Revela que os Consumidores Priorizam as Florestas em Compras Sustentáveis

Um dos maiores estudos de consumo do mundo sobre florestas, encomendado pelo FSC, revela um forte compromisso de abordar as questões de biodiversidade e clima por meio de compras sustentáveis.

O Forest Stewardship Council (FSC) contratou a IPSOS para realizar um dos maiores estudos de consumo do mundo nesta área, entrevistando 26.800 consumidores em 33 países. O estudo fornece novos insights sobre as preocupações dos consumidores, em quem eles confiam para lidar com essas preocupações e como estão agindo individualmente por meio de suas compras para promover mudanças.

O estudo revela que a perda de biodiversidade, as mudanças climáticas e o desmatamento estão entre as dez principais preocupações das pessoas em relação às florestas. Embora a instabilidade econômica global, questões de saúde e os conflitos tenham trazido mudanças nas prioridades dos consumidores, as questões relacionadas ao meio ambiente não saíram do radar.

Especialmente em relação às florestas, a conexão dos consumidores com a biodiversidade é forte, sendo a perda de biodiversidade uma das principais preocupações relacionadas às florestas na maioria dos países amostrados na Europa e nas Américas. No Brasil, enquanto o desmatamento é considerado a questão mais importante, na segunda posição, com igual importância, aparecem mudanças climáticas e perda de espécies vegetais e animais. Isso indica que os impactos do aquecimento global são cada vez mais sentidos pelas pessoas, em eventos como inundações na Indonésia ou as queimadas incêndios florestais na Espanha e nos EUA.

E uma das maneiras pelas quais os consumidores estão abordando suas preocupações florestais é por meio de suas decisões de compra. Quase três quartos (71%) afirmam que preferem escolher produtos que não danifiquem plantas e animais, enquanto quase dois terços (63%) tentam comprar produtos embalados com materiais renováveis. Quase o mesmo número (59%) prefere escolher produtos que não contribuam para a crise climática.

Os consumidores confiam mais na certificação independente do que em empresas e governos

Quando se trata de proteger as florestas, os consumidores atualmente depositam maior confiança em sistemas de certificação independentes e confiáveis e ONGs ambientais, com a maioria dos entrevistados mostrando confiança alta ou moderada nos selos de certificação para garantir que as florestas sejam protegidas. Por outro lado, metade (49%) dos consumidores pesquisados mostra pouca ou nenhuma confiança em agências governamentais para proteger as florestas.

FSC é a certificação florestal mais reconhecida mundialmente e altamente confiável

Em 33 países ao redor do mundo, quase metade (46%) dos consumidores entrevistados reconhece a marca FSC, superior a qualquer outro sistema de certificação florestal testado. O reconhecimento é maior entre os jovens de 18 a 24 anos. O FSC é especialmente bem reconhecido na China, Reino Unido, Alemanha, Itália, Dinamarca e Brasil. Por aqui, pouco mais da metade dos consumidores brasileiros entende bem o que significa o selo FSC e, entre os reconhecedores da marca, dois terços têm bom entendimento.

Da mesma forma, mais de três quartos dos consumidores globais (77%) mostram níveis moderados a altos de confiança no selo FSC para proteger as florestas, consideravelmente maiores do que os associados a governos ou empresas. E embora as dificuldades econômicas sejam a principal preocupação global, metade dos consumidores que reconhecem o FSC afirma estar disposta a pagar mais por um produto se ele for certificado.

Essa confiança se estende às marcas que escolhem o FSC, com a maioria dos consumidores (80%) dizendo que é mais provável que confiem em uma marca se ela oferecer produtos certificados pelo FSC.

Fazer parte do FSC significa buscar o melhor. Empresas e produtos que levam o selo têm um compromisso compartilhado em todas as suas operações de proteger as florestas para as gerações futuras. O FSC fornece a organizações e consumidores em todo o mundo a confirmação de que os produtos florestais que compram e vendem vêm de florestas manejadas de forma responsável, e atendem a rígidos padrões ambientais, sociais e econômicos.

Principais conclusões

  • 71% dos consumidores afirmam preferir produtos que não danifiquem plantas e animais.
  • 66% esperam que as empresas garantam que os produtos de madeira/papel e as embalagens que vendem não contribuem para o desmatamento.
  • 64% esperam que as informações sobre sustentabilidade nos produtos sejam certificadas por uma organização independente.
  • 63% afirmam que tentam comprar produtos embalados com materiais renováveis, como papel, em vez de plástico.
  • 62% acreditam que podem ajudar a proteger as florestas comprando produtos certificados por uma organização independente. 

Para baixar a pesquisa completa, clique aqui

 Sobre o Forest Stewardship Council™ (FSC®)

O FSC é uma organização sem fins lucrativos que fornece uma solução de gestão florestal responsável comprovada. É amplamente considerado como o sistema de certificação florestal mais rigoroso entre ONGs, consumidores e empresas para enfrentar os desafios atuais de desmatamento, clima e biodiversidade. O padrão de manejo florestal do FSC é baseado em dez princípios fundamentais, elaborados para abordar uma ampla gama de fatores ambientais, sociais e econômicos. O selo FSC é encontrado em milhões de produtos de base florestal e verifica se eles são de origem sustentável, da floresta ao consumidor. www.fsc.org.

Sobre a IPSOS

A Ipsos é uma das maiores empresas de pesquisa e pesquisa de mercado do mundo, operando em 90 mercados e empregando cerca de 20.000 pessoas. Na Alemanha, nossos 600 funcionários estão localizados em Hamburgo, Berlim, Frankfurt, Munique e Nuremberg. Nossos profissionais de pesquisa, analistas e cientistas apaixonados e curiosos construíram capacidades multiespecialistas únicas que fornecem compreensão verdadeira e insights poderosos sobre as ações, opiniões e motivações de cidadãos, consumidores, pacientes, clientes ou funcionários. Nossas 75 soluções de negócios são baseadas em dados primários de nossas pesquisas, monitoramento de mídia social e técnicas qualitativas ou observacionais. www.ipsos.comwww.ipsos.com

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