Coca-Cola Celebra o Dia Mundial da Reciclagem Investindo no Desenvolvimento da Cadeia em Prol de um Mundo Sem Resíduos
SustentaPET, central de coleta local, atinge o marco de 3 bilhões de garrafas recicladas e se destaca como case em economia circular no último relatório global de sustentabilidade da companhia
A reciclagem pode ser definida como um processo de reaproveitamento da matéria prima para a produção de novos produtos. Contudo, para que a cadeia de reciclagem funcione, é preciso que os materiais pós-consumo sejam separados, coletados e triados. Nesta quarta-feira (17), é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem e, dentro deste contexto, a Coca-Cola destaca seu empenhado em colocar o tamanho e capilaridade de seu sistema e o poder convocatório de suas marcas para conectar cada elo desta cadeia e fomentar a circularidade.
Com o entendimento de que resíduo é uma questão universal e que demanda a colaboração de todos, a companhia reafirma seus compromissos públicos alinhados à sua visão global de Um Mundo Sem Resíduos, que visa coletar e reciclar o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado e garantir que todas as embalagens utilizem 50% de insumos reciclados até 2030; meta ter 100% das embalagens recicláveis até 2025, bem como, no mesmo ano, ter 25% do volume de vendas em embalagens retornáveis.
Na América Latina, 97,4% das embalagens dos produtos Coca-Cola já são totalmente recicláveis e contêm 21,41% de PET reciclado em sua composição, sendo que seis países já possuem a garrafa PET 100% reciclada. No que diz respeito à embalagem retornável – que cumpre de 15 a 35 ciclos de reenvase e distribuição antes de ser destinada a reciclagem – a meta já foi atingida: atualmente representam 34% do volume de vendas na região, enquanto no Brasil o volume é de 20% do mercado.
“Na Coca-Cola, temos metas expressivas não apenas de coleta e reciclagem como também em garantir o aumento do conteúdo de insumos reciclados em nossas embalagens. Por isso, temos ao todo 25 programas de grande escala de coleta e reciclagem no Brasil e Cone Sul, sendo que a maioria destes têm foco em embalagens PET que somaram quase 100 mil toneladas coletadas e recicladas nestes países em 2022. Além dos resultados e números, atuamos com diversas organizações da indústria e sociedade civil para o desenvolvimento desta cadeia de forma sustentável para contribuirmos efetivamente para a qualidade de vida dos catadores e catadoras com melhores condições de trabalho, renda, formalização e oportunidades de capacitação“, destaca Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade para Coca-Cola Cone Sul e Brasil.
No Brasil, desde 2018, quando o compromisso por Um Mundo Sem Resíduos foi lançado, já foram investidos mais de R$ 83 milhões em projetos focados nesses objetivos, reforçando o comprometimento da companhia em prol da sustentabilidade.
CIRCULARIDADE DO PET
Para os próximos anos, um dos grandes desafios é aumentar o índice de coleta de recicláveis, principalmente do PET. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do PET, hoje o Brasil recicla 57% das embalagens feitas com este material. Por meio de programas e iniciativas, a Coca-Cola Brasil, junto ao Sistema, reciclou em 2022 cerca de 41% de sua produção anual de embalagens PET, acelerando e ampliando as taxas ano a ano até chegar à meta de 100% em 2030.
Entre as iniciativas do Sistema Coca-Cola está o SustentaPET, uma central de coleta que recebe mais de 700 mil garrafas PET por dia, para a produção de resina reciclada, material que é convertido em novas embalagens. Criada em 2019 pela fabricante Coca-Cola FEMSA Brasil, que implementou e faz a gestão das quatro unidades e centrais agregadoras, a iniciativa já soma mais de 3 bilhões de garrafas recicladas, posicionando a SustentaPet como referência e case de destaque de economia circular no relatório de sustentabilidade global da The Coca-Cola Company.
Em 2023, a Coca-Cola Brasil investirá mais de R$6,5 milhões em programas de apoio e fortalecimento da reciclagem inclusiva liderados pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais em todo o território nacional. Além disso, por meio de uma parceria e projeto apoiado pela The Coca-Cola Foundation, outros US$ 450 mil dólares (aproximadamente R$ 2,3 milhões) serão investidos no fortalecimento e melhoria de cooperativas e organizações de catadores dos estados de São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais.
CONHEÇA OUTRAS INICIATIVAS
Reciclar pelo Brasil: Teve início em 2017 e hoje é o maior programa privado de apoio à reciclagem do país. A Coca-Cola Brasil foi uma das idealizadoras do programa, que atualmente conta com o apoio de 18 empresas e é gerenciado pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). A plataforma oferece assessoria técnica e investimentos diretos para levar qualificação e desenvolvimento econômico às cooperativas. No ano passado, atingiu o importante marco de mais de 550 mil toneladas recicladas, com um faturamento de R$ 344 milhões convertidos em renda para os catadores e catadoras. Atualmente, apoia diretamente mais de 233 cooperativas e associações de catadores em 161 cidades de 26 estados.
Recicla Solar: Com a Solar, outra fabricante do Sistema Coca-Cola, a companhia fomenta o Recicla Solar, projeto em parceria com centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET pós-consumo em Pernambuco, Ceará, Bahia, Maranhão, Mato Grosso e Alagoas. De janeiro a outubro de 2022, mais de 5,5 mil toneladas de PET foram coletadas e destinadas para reciclagem, o equivalente a 110 milhões de garrafas.
SOBRE A COCA-COLA BRASIL
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.